Tuna de Tabuaço
Corria o ano de 1987 e um grupo de amigos do Concelho de Tabuaço, resolveram juntar-se para fazer reviver tradições de antigamente, nomeadamente no que respeita aos instrumentos de corda. O grupo inicialmente constituído apenas por homens, viria a tornar-se a Tuna de Tabuaço.
A associação foi oficialmente formada em 1991, e consistia já num grupo misto, de grande valor musical e cultural.
Para que o grupo pudesse ter uma orientação mais profissional e técnica, resolveram contratar o excelentíssimo Dr. Abel Ferreira Alves, que viria a ser o primeiro mestre ensaiador e compositor de umas quantas peças musicais que a tuna ainda hoje executa, como por exemplo, as “Açucenas de S. José” também conhecida como a marcha de Tabuaço, e “minha casa, meu doce lar” cujo o título original é “home, sweet home” composta quando este passava ferias na América.
Querendo sempre manter algum rigor musical nas suas peças, quis o destino, e em boa hora, que o Dr. Jaime Pedruco, passasse a ser o mestre e ensaiador da tuna de Tabuaço, dando, assim, sequência à obra iniciado pelo Dr. Abel, Ferreira Alves e trazendo com ele ajustes para a musicalidade, fazendo novos arranjos instrumentais e engrandecendo assim, a cultura musical da Tuna de Tabuaço.
Além das peças atrás referidas, fazem também parte do repertório para esta noite, um clássico italiano, "Santa Lúcia” e uma música da cidade de Viseu, coração da beira, intitulada “Viseu, Senhora da beira”.
De norte a sul do país, e também fora dele, a Tuna de Tabuaço tem tido muitas histórias musicais para contar, no entanto, não esquece nunca a primeira atuação oficial, que teve lugar em Tabuaço, por altura das festas de S. João, perante um público surpreendido com a novidade e rendido aos encantos e musicalidade, de quem conta histórias e mostra tradições a tocar, cantar e a encantar.
Responsável: Liliana Soraia Silva Costa
Avenida António Barradas, bl. 2ºDto.