Igreja Paroquial de Pinheiros - Santa Eufémia
GPS: 41º 06’ 10.83’’N | 7º 36’ 39.16’’W
Templo de arquitetura maneirista e barroca, composto por nave única, capela-mor mais baixa e estreita, e sacristia, anexo e torre sineira adossados ao lado norte. As suas fachadas encontram-se delimitadas por pilastras lavradas com toro entre filetes, com cunhais rematados por pináculos piramidais. O alçado principal possui um campanário no remate da empena e uma torre sineira lateral que segue tipologia idêntica. O portal principal é enquadrado por duas pequenas janelas quadrangulares, com moldura lavrada com toro entre filetes, contendo inscrições no seu dintel.
No seu interior é possível admirar bons retábulos de talha dourada e policroma de transição do denominado estilo barroco nacional para o joanino. O teto da capela-mor conserva os seus caixotões com representações de Santos. Dois raros frescos maneiristas persistem nos panos interiores da capela-mor.
Berço da romaria a Santa Eufémia, uma das mais concorridas da região de Lamego, continua a chamar os povos de Tabuaço e dos concelhos em redor por grande devoção e para pagamento de suas promessas.
Da tradição oral, aqui ficam alguns versos:
Milagrosa Santa Eufémia
Que dais aos vossos romeiros?
Dou água das minhas fontes,
Sombra dos meus castanheiros.
Milagrosa Santa Eufémia,
Que dais a quem vos vem ver?
Dou água das minhas fontes,
A quem a quiser beber.