Heráldica do Município de Tabuaço
- Brasão: escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura folhado e troncado de verde, cercado por dois ramos unidos em círculo, um de laranjeira frutado de ouro e outro de oliveira frutado de negro, ambos folhados de verde. Em contrachefe, duas faixas onduladas de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com os dizeres: " VILA DE TABUAÇO ", a negro.
- Bandeira: esquartelada de amarelo e de negro. Cordões e borlas de ouro e de negro. Lança e haste douradas.
- Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes e em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Tabuaço".
- Os símbolos heráldicos do Município de Tabuaço foram fixados através da Portaria n.º 8032, publicada no Diário do Governo, n.º 56, I Série, de 11 de março de 1935.
Significado das armas do Brasão
No ano de 1935 foram pela primeira vez fixadas as armas do brasão representativo do Município de Tabuaço. Para esse efeito podiam ser considerados elementos que representassem o município através de factos da sua história, da sua riqueza agrícola, industrial ou de elementos naturais e geográficos que o diferenciassem dos demais municípios portugueses.
Resultou, desse modo, o brasão que hoje conhecemos, onde imperam elementos agrícolas e geográficos e no qual podemos observar como elemento principal um cacho de uvas que nos reporta diretamente para a riqueza vitivinícola do concelho de Tabuaço.
Relembre-se que cerca de um terço da área do território tabuacense se insere na Sub-Região de Cima Corgo da Região Demarcada do Douro, onde se produzem os vinhos do Douro e do Porto, e que engloba as freguesias de Adorigo, Barcos, Desejosa, Granjinha, Pereiro, Santa Leocádia, Sendim, Tabuaço, Távora e Valença do Douro, que integram a Rota dos Vinhos do Douro e do Porto.
No entanto, outra parte do concelho encontra-se inserida na antiga zona vitivinícola “Encostas da Nave”, atual área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada “Távora-Varosa” que abrange freguesias dos municípios de Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Armamar, Lamego, Tarouca, bem como quatro freguesias de Tabuaço: Arcos, Granja do Tedo, Longa e Paradela e que integram a Rota das Vinhas de Cister.
A acompanhar a riqueza vitivinícola aparece a referência à olivicultura, através do ramo de oliveira frutado (o concelho de Tabuaço integra a Rota do Azeite de Trás-os-Montes), e à fruticultura, nomeadamente à abundância de laranjais, através do ramo de laranjeira, lembrando que por terras de Tabuaço aquelas culturas andam interligadas desde há vários séculos.
Por se tratar de um concelho que a natureza envolveu por diversos rios, nomeadamente o rio Douro a norte, o rio Tedo a oeste, e os rios Távora e Torto a este, estes aparecem representados no brasão, em contrachefe, através das duas faixas onduladas de azul.
Aprovação da Heráldica do Município de Tabuaço em 1935: Portaria 8032 de 11.03.1935 - DG 56 I Série - Heráldica do Município de Tabuaço