Valença do Douro
Presidente:
- Jorge dos Santos Pinto Martins
- (PS)
Contactos:
- Telemóvel: 937 170 116
- E-mail: jfvalenca@outlook.pt
-
Heráldica
- Brasão: escudo burelado ondado de prata e azul, com um barco rabelo de ouro, realçado de negro, aparelhado e vogante; em chefe, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, passados em aspa. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: "VALENÇA do DOURO".
- Bandeira: esquartelada de amarelo e negro. Cordão e borlas de ouro e negro. Haste e lança de ouro.
- Selo: nos termos da Lei (sem seus esmaltes), com a legenda: "Junta de Freguesia de Valença do Douro – Tabuaço".
- Os símbolos heráldicos foram fixados pelo Parecer, de 24 de abril de 2001, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e posteriormente aprovados pelos órgãos da Freguesia de Valença do Douro.
Significado das armas do Brasão:
O escudo burelado ondado de prata e azul, remete-nos para o rio Douro, à beira do qual a povoação e antiga vila de Valença cresceu. Antigamente denominada por Valença do Mosteiro de São Pedro das Águias, ou, simplesmente, por Valença, acabou por se denominar como Valença do Douro, para se distinguir da vila de Valença do Minho.
No que concerne à sua riqueza agrícola, a Comissão de Heráldica optou por utilizar dois ramos de oliveira, lembrando a ancestral cultura do azeite, e um barco rabelo, aparelhado e vogante, pois estamos no coração do Alto Douro Vinhateiro, e junto à margem do rio, lembrando a vitivinicultura que se pratica em Valença do Douro e todas as atividades associadas, incluindo o antigo transporte do vinho para os armazéns do Porto e de Gaia através dos saudosos barcos rabelos, muitas vezes pilotados por valencianos.
Por outro lado, não nos devemos esquecer que o brasão é encimado por coroa mural de quatro torres e a sua bandeira apresenta-se esquartelada, de acordo com as regras de heráldica autárquica, devido ao facto de Valença do Douro ter tido foral novo outorgado em 16 de maio de 1514 pelo Rei D. Manuel I.