União das freguesias de Távora e Pereiro
Presidente:
- José Manuel Paixão
- (PPD/PSD - CDS-PP)
Contactos:
- Telemóvel: 939 956 440
- E-mail: jmpaixao@live.com.pt
-
Heráldica
A União das Freguesias de Távora e Pereiro ainda não dispõe de ordenação heráldica para o brasão, bandeira e selo da união de freguesias.
Ordenação heráldica da freguesia agregada de Távora
- Brasão: escudo de ouro, Agnus Dei de prata sustendo haste crucífera de negro, com lábaro de prata carregado de uma cruz firmada de vermelho, tudo sobre um sol de vermelho; em chefe, dois cachos de cerejas de vermelho, folhadas de verde; contrachefe ondado de azul e prata de quatro peças. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «TÁVORA – TABUAÇO».
- Bandeira: esquartelada de vermelho e amarelo. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
- Selo: nos termos da Lei (sem seus esmaltes), com a legenda: «Junta de Freguesia de Távora – Tabuaço».
- Os símbolos heráldicos foram fixados pelo Parecer, de 17 de agosto de 2000, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e posteriormente aprovados pelos órgãos da Freguesia de Távora.
Significado das armas do Brasão
A utilização da simbólica e dos atributos dos padroeiros das nossas freguesias é exemplarmente usada no brasão da freguesia de Távora. Veja-se o Agnus Dei e o lábaro com uma cruz firmada de vermelho, atributos de São João Baptista, padroeiro de Távora desde os primórdios da nacionalidade, e que nos lembra que a sua paróquia é uma das quatro mais antigas do território tabuacense, com a categoria de Abadia.
No que concerne à sua riqueza agrícola, a Comissão de Heráldica optou por utilizar um dos muitos produtos frutícolas que enriquecem e tornam famosa a exploração frutícola de Távora desde há, pelo menos, 400 anos: a cereja.
Em contrachefe encontra-se simbolizado um ondado de azul e prata de quatro peças. Esse ondado mais não representa do que o rio Távora, que veio dar o nome à povoação, e cujos Senhores dessa terra tomaram e assumiram como nome de família. Ou seja, a origem do nome Távora, quer da povoação, quer dos seus senhores, advém do próprio rio, já conhecido desde a Alta Idade Média como «Tavara» (“intrat in Tavara ad ponte de Fumo”), e cujo desenvolvimento fonético nos trouxe o «Tavora» e depois, já no século XIX, o Távora. Sabe-se que os Senhores de Távora principiaram a usar as suas armas, em prata, com cinco faixas ondadas de vermelho (devido à mítica batalha do rio Távora, de que saíram vencedores), depois mudadas para azul. O golfinho de prata apenas era usado como Timbre, e aparecia sainte de uma capela de ramos folhados de verde e floridos de ouro.
Há ainda que não esquecer que o brasão da freguesia é encimado por coroa mural de quatro torres e a sua bandeira apresenta-se esquartelada, devido ao facto de Távora ter tido foral novo, outorgado em 8 de julho de 1514, pelo Rei D. Manuel I.
Ordenação heráldica da freguesia agregada de Pereiro
Não há notícia da ordenação heráldica para o brasão, bandeira e selo da freguesia agregada de Pereiro.