Adorigo
Presidente:
- Marita Sofia Macedo Dinis
- (PPD/PSD- CDS-PP)
Contactos:
- Telemóvel: 915 221 313
- E-mail:adorigojunta@sapo.pt
-
Heráldica
- Brasão: escudo de prata, uma videira de verde, arrancada e folhada do mesmo, com cinco cachos de uvas de púrpura, entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, passados em aspa e atados de vermelho, em chefe e um pé ondado de três tiras de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ADORIGO - TABUAÇO".
- Bandeira: azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
- Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Adorigo - Tabuaço".
- Os símbolos heráldicos foram fixados pelo Parecer, de 23 de outubro de 2000, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e posteriormente aprovados pelos órgãos da Freguesia de Adorigo.
Significado das armas do Brasão:
As culturas da vinha e o vinho, bem como do azeite, representam as principais riquezas da freguesia de Adorigo, razão pela qual foram escolhidas uma videira e dois ramos de oliveira como seus principais símbolos.
Efetivamente, no termo da freguesia de Adorigo foram criadas, desde cedo, diversas quintas de exploração vitivinícola que, posteriormente, com as demarcações pombalinas do Alto Douro Vinhateiro, ficaram incluídas na zona demarcada para vinhos de Feitoria, permitindo que o afamado vinho do Porto nelas produzido fosse escolhido para exportação, em detrimento dos vinhos com outras categorias.
No brasão aparece, ainda, a representação de rios, em clara alusão aos rios Douro, Tedo e Távora que delimitam, banham e enriquecem os terrenos de parte do território da freguesia.
A conjugação das cores azul (da bandeira) e branco/prata do seu brasão, encontra-se normalmente associada ao culto mariano, e, no presente caso, poderá relembrar-nos que em Adorigo se venera Nossa Senhora de Conduzende, sua padroeira.