Desejosa
área de conteúdos (não partilhada)
Presidente:
- Faustino de Jesus Macedo
- (Independente)
Contactos:
- Telemóvel: 937 170 104
- E-mail: jfdesejosa@sapo.pt
-
Heráldica
- Brasão: escudo de prata, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa e cacho de uvas de púrpura, folhado de verde, tudo alinhado em faixa; em chefe, tau de negro e, em campanha, trompa de caça de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «DESEJOSA».
- Bandeira: verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
- Selo: nos termos da Lei (sem seus esmaltes), com a legenda: “Junta de Freguesia de Desejosa – Tabuaço".
- Os símbolos heráldicos foram fixados pelo Parecer, de 6 de novembro de 2003, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e posteriormente aprovados pelos órgãos da Freguesia de Desejosa.
Significado das armas do Brasão:
Os dois ramos de oliveira de prata, frutados de negro, e o cacho de uvas de purpura, folhado de verde, representam a actividade agrícola, ainda hoje a base da economia local, e onde se destaca a olivicultura e a vitivinicultura, dado que a freguesia de Desejosa se inscreve na Região Demarcada do Douro.
Por seu turno, o Tau simboliza o orago da freguesia, neste caso Santo Antão, que se venera em Desejosa desde, pelo menos, o séc. XV.
Por último, a trombeta de caça relembra que as zonas naturais da freguesia de Desejosa são abundantes de caça, onde continua a ser praticada.
área partilhada