Longa
Presidente:
- Joaquim Filipe Lima Taveira
- (PPD/PSD - CDS-PP)
Contactos:
- Telemóvel: 937 170 107
- E-mail: jfreguesialonga@gmail.com
-
Heráldica
- Brasão: escudo de azul, castelo de prata lavrado, aberto e iluminado de negro, carregado de uma estrela de vermelho; em campanha, pé de batateira de ouro, arrancada do mesmo, com os tubérculos de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «LONGA».
- Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.
- Selo: nos termos da Lei (sem seus esmaltes), com a legenda: "Junta de Freguesia de Longa – Tabuaço".
- Os símbolos heráldicos foram fixados pelo Parecer, de 22 de outubro de 2003, da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e posteriormente aprovados pelos órgãos da Freguesia de Longa.
Significado das armas do Brasão:
O castelo de prata que foi escolhido para representar a freguesia de Longa simboliza a sua Citânia, também denominada de «Muro», devido à sua localização no cume do monte homónimo, «Castelo de Longa» ou «Castelo dos Mouros» (como antigamente lhe chegaram a chamar). É, de facto, um dos principais valores da freguesia, neste caso de importante interesse arqueológico, demonstrando a antiguidade do povoamento, e que não se esgota apenas naquele povoado fortificado, dado existirem outros dois povoados de épocas diversas no território da freguesia, bem como um menir de grandes dimensões.
Por outro lado, a estrela de vermelho que o castelo carrega relembra, em termos heráldicos, a família Coutinho, senhores do Couto de Leomil, no qual Longa se achou incluída. Coube, aliás, aos descendentes daqueles senhores a criação do antigo concelho de Longa, de forma a melhor se administrar as respetivas justiças e interesses da povoação, tal como sucedeu com a maioria dos concelhos que fizeram parte do extinto Couto.
Por último, a Comissão de Heráldica escolheu uma batateira para simbolizar uma das principais culturas agrícolas da freguesia, apesar de se tratar de terra com grandes trunfos vitivinícolas, frutícolas e hortícolas, entre muitas outras culturas como, por exemplo, o azeite, o mel, o sabugueiro, a castanha, a cortiça e o medronho.