Estátua Menir do Alto da Escrita
Em meados de 1997, uma breve visita dos arqueólogos ao "Alto da Escrita" resultou numa das mais sensacionais descobertas arqueológicas tidas neste concelho e que agora é exposta no Museu do Imaginário Duriense.
Efectivamente, uma rara e bela escultura antropomórfica jazia anonimamente sobre um muro que ladeia um caminho carreteiro, apresentando a face principal virada para cima.
Pese embora esta peça tenha sido encontrada deslocada, é possível que originalmente estivesse posicionada verticalmente nas imediações, podendo relacionar-se com uma via antiga de passagem.
Trata-se de uma peça em granito medindo 1,66m de comprimento total, 0,42m de largura na extremidade superior, 0,44 m na zona da cintura e 0,42m na base. A espessura é variável ao longo da peça.
Apresenta uma configuração sub-rectangular, revelando um cuidado extremo no tratamento das superfícies, sobretudo no anverso. De facto, estas foram preparadas por picotagem, com excepção unicamente da base que, primitivamente, estaria enterrada. A peça apresenta um ligeiro lascamento na zona mesial, correspondendo ao extremo direito do cinturão.
Coordenadas GPS: 41º 06’ 59.54’’N / 7º 34’04.13’’W
LOCAIS DE INTERESSE NA PROXIMIDADE:
- RIJOMX – O Relógio Mais Completo do Mundo
- Igreja Matriz de Tabuaço