Citânia de Longa
A citânia de Longa, ou castelo de Longa ou Castelo dos mouros, situa-se no monte do muro, e encontra-se classificada pela IPPAR (Instituto Português Património Arqueológico) como Imóvel de Interesse Público.
Erguido durante a Idade do Ferro, a uma altitude de 919 metros, o povoado foi primordialmente dotado de um complexo sistema defensivo, neste caso, constituído por duas linhas de muralha associadas aos afloramentos aí existentes, bem como às condições naturais de defesa conferidas pelas acentuadas escarpas, numa boa demonstração do modo como as comunidades proto-históricas (ou da "Pré-história recente") souberam adaptar as suas necessidades quotidianas ao que a Natureza lhes oferecia, harmonizando, sabiamente, a força telúrica e o poder moldador do Homem.
Na verdade, a visão da área de entrada do povoado impressionará pelo excelente estado de conservação em que os seus componentes chegaram até nós, oferecendo-nos a possibilidade de vislumbrar, por momentos que seja, a imponência que arqueossítios similares impunham a todos quantos deles, então, se acercavam, sobretudo quando divisavam os torreões, ainda hoje visíveis.
Ultrapassando os dois metros de altura e com uma largura superior a um metro, o material granítico utilizado na sua edificação foi colocado em cunha, em sobreposição horizontal, essencial à sua robustez e consequente perenidade. É possível identificar algumas estruturas de carácter doméstico na área delimitada pelo muralhado interno.
Coordenadas GPS: 41º 04’ 24.96’’N / 7º 35’32.77’’W
LOCAIS DE INTERESSE NA PROXIMIDADE:
- Igreja Matriz de Longa;
- Capela da Nossa Senhora da Saúde.
Monumento de Interesse Público: Decreto n.º 26-A-92 de 1 de junho - Citânia de Longa