Castro do Sabroso
Barcos, ainda que não muito diversificada em termos de vestígios arqueológicos, apresenta uma das estações mais importantes do concelho de Tabuaço. Trata-se do Castro do Sabroso que tem especial interesse científico para quem queira estudar o povoamento que ocorreu, em termos gerais, no final da Idade do Bronze / Ferro Inicial – entre 1200 a.C. e 700 a.C.
O Castro do Sabroso desenvolveu-se numa pequena plataforma, com mais de 80m de comprimento e 50m de largura, no topo de uma elevação com excelente posição geoestratégica. Os vestígios materiais exumados na acrópole deste povoado indicam uma ocupação do Bronze Final.
A técnica construtiva utilizada empregou pedras pequenas e de média dimensão, empilhadas mais ou menos ordenadamente, com cerca de 2m de largura. Actualmente, encontra-se bastante destruída sendo apenas possível observar um grande amontoado de pedras que contornam o monte. Nas encostas desse monte foi possível a recolha de fragmentos cerâmicos que poderão pertencer, eventualmente, a uma ocupação da idade do ferro e/ou Medieval.
Na plataforma inferior, já no sopé da vertente sul, onde foi edificada a igreja românica do Sabroso (séculos XII e XIII), é possível encontrar cacos proto-históricos.
Uma segunda linha de muralhas foi edificada, do lado norte, junto ao sopé do monte, em tudo idêntica à da plataforma superior, encontrando-se no mesmo estado de degradação.
Coordenadas GPS: 41º 07’ 12.60’’N / 7º 37’03.05’’W
LOCAIS DE INTERESSE NA PROXIMIDADE:
- Santuário de Nossa Senhora do Sabroso;
- Aldeia Vinhateira de Barcos;