Alice Pereira Gomes
Alice Pereira Gomes
Alice Pereira Gomes nasceu na freguesia de Granjinha, a 24 de Agosto de 1910. Passou, no entanto, a sua infância em Gestaçô e Baião.
Professora do Ensino Primário, fez curso da Escola do Magistério do Porto. Leccionou aí e na capital, despertando nela a vocação de escritora, cujas obras dedicou às crianças.
Deixou trabalhos literários em jornais e revistas sobre temas educativos e o seu primeiro livro intitulou-o "Douro Encantado".
Publicou ainda: "As Histórias de Coca-Bichinhos", "Giroflé-Giroflá", "Bichinho Poeta", "História de uma menina", "Vidrinho de Cheiro", "A Nau Catrineta", "A Lenda das Amendoeiras", "Os Ratos e o Trovador", "Aprender Sorrindo I e II" e "Barco no Rio". Escreveu mais duas antologias de grandes poetas portugueses e brasileiros e "Poesia da Impoesia", organizou e prefaciou uma antologia, intitulada "Poesia para a Infância", em 1954. O seu "Teatro para Crianças" foi à cena, com êxito, no Teatro Nacional, em Lisboa.
Foi a primeira tradutora para português de "O Principezinho" de Saint-Exupéry, além de ter traduzido outros livros. Alice Gomes leccionou também a disciplina de Literatura Infantil na Escola de Formação de Educadores de Infância João de Deus. Em 1967 foi referenciada no " Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis" pela Lello e Irmãos. Pertenceu à Sociedade Portuguesa de Escritores, Membro do Comité Português para a UNICEF, da Sociedade Internacional através da Arte, e da Sobreart (Sociedade Brasileira), foi escolhida para candidata portuguesa ao Prémio Internacional Hans Christian Andersen em 1974 e ficará como um dos grandes expoentes da nossa Literatura Infantil a que, com indiscutível talento, se dedicou.
Casou com o escritor Adolfo Casais Monteiro, exilado voluntariamente no Brasil, em 1957, e faleceu em S. Paulo, em 1972.
Alice Pereira Gomes faleceu em 1983, em Lisboa, e deixa-nos uma obra imensa que a Câmara Municipal tem vindo a divulgar.