Joaquim Lourenço de Carvalho
Joaquim Lourenço de Carvalho – professor
Nasceu na freguesia de Sendim em 1915, de origem modesta.
Fez a instrução primária na sua aldeia natal onde revelou grandes dotes de inteligência. De pais pobres, andou pelas quintas do Douro como assalariado rural para seu sustento.
Entretanto, acendeu-se uma luz de esperança para o jovem Joaquim, concorrendo a um lugar de regente escolar nas Escolas de Tabuaço. Nessa qualidade, percorreu várias escolas onde ensinou as primeiras letras, dentre as quais a de Tabuaço, S. João da Pesqueira, Paredes da Beira e outras.
Nas horas vagas tirou o curso de Contabilidade por correspondência e, devido à ótima classificação obtida, foi convidado a ingressar nos quadros dessa Escola.
A partir daí, devido à sua persistência, vontade de vencer e aos extraordinários dotes de inteligência, frequentou a Universidade com licenciaturas em Filosofia Clássica e Estudos Camonianos, até que se doutorou em Literatura Grega, ocupando a docência como professor extraordinário da Universidade de Lisboa.
Foi, ainda, professor no Instituto de Altos Estudos Militares, em Lisboa.
O Prof. Doutor Joaquim Lourenço de Carvalho foi membro da Associação Cientifica Internacional de Contabilidade e Economia e publicou vários trabalhos sobre Contabilidade.
Orientou vários seminários e fez arguições de teses de licenciatura. Fez parte da Comissão Promotora das Comemorações de Camões.
Espírito arguto, dedicado ao estudo e grande amigo da cultura e do saber, este homem subiu na vida a pulso, apenas com a ajuda da Escola. O Prof. Lourenço de Carvalho faleceu, repentinamente, no dia 22 de Janeiro 1985.