Capela Santa Maria Madalena - Cabriz
GPS: 41º 03’ 33.72’’N / 7º 30’ 42.65’’W
A sua construção remontará aos sécs. XVI, XVII e XVIII, possuindo elementos de arquitetura maneirista e barroca. A fachada principal, voltada a sul, em empena com cruz latina no vértice, encontra-se rasgada por portal de verga reta, ladeado por janelas quadrangulares, tendo, sobre o cunhal esquerdo, uma sineira em arco de volta perfeita assente em impostas salientes e dois plintos paralelepipédicos, rematada por cornija e dois pináculos piramidais, contendo a inscrição "ESTA CAPELA HE DE / S(ANCTA) M(ARIA) / M(AGDALENA)".
No interior, possui pia de água benta assente em coluna facetada e amplamente decorada, e púlpito com vestígios de pinturas murais, formando falsos adamascados. Destaca-se o arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes e pano com aparelho de cantaria à vista, irregular e com juntas pintadas de branco, através do qual se acede à capela-mor que possui pavimento em lajeado de granito, com supedâneo de dois degraus, convexo na zona central.
O retábulo, em talha dourada e policroma, de estilo rococó, possui zona central côncava e cinco eixos definidos por seis colunas, de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em altos plintos paralelepipédicos com as faces almofadadas. Ao centro abre-se um nicho de perfil curvo, com fecho concheado e fundo pintado de azul, a fingir brocados, contendo pequena mísula, com a imagem do orago, na base do qual surge sacrário embutido, envolvido por grande moldura concheada e porta decorada com cruz em baixo-relevo. Os eixos laterais possuem painéis pintados, com molduras recortadas e concheados, representando santos: "S(ANCTO) UBALDO", "N(OSSA) S(ENHORA) DO / SECORRO", "S(ANCTA) / EUFEMIA" e "S(ÃO) / ROQUE". O conjunto é rematado por grande tímpano semicircular, marcado por quarteirões, fragmentos de frontão, cartelas e concheados. O altar possui forma paralelepipédica, em estilo joanino, sendo o seu frontal ornado por uma caderna rodeada por resplendor e rematada por coroa real, tendo a pleno centro uma cruz floretada, e, em plano lateral, um sol e uma lua insculpidos, tudo rodeado por plumas, festões de rosas e folhas de acanto em baixo-relevo.