Igreja Paroquial de Santa Leocádia - São Bartolomeu
GPS: 41º 07’ 33.86’’N | 7º 37’ 38.11’’W
Templo de arquitetura barroca, em forma de cruz irregular, é composto por nave única, capela-mor ligeiramente mais estreita, capela adossada ao lado sudeste e sacristia adossada ao lado noroeste, tal como a pequena sineira. Os seus alçados, em cantaria aparente, encontram-se delimitados por cornija saliente e pilastras na maioria dos cunhais que se encontram rematadas por pináculos piramidais.
A sua fachada principal, em empena, apresenta-se truncada no vértice por cornija contracurva e recortada a que se sobrepõe uma cruz de hastes lanceoladas. O pórtico principal encontra-se decorado com bela moldura de cantaria, recortada lateralmente por enrolamentos, sendo rematada por frontão em asa de morcego ladeado por aletas voluteadas e centrado por óvalo, a que se sobrepõe um janelão oval com moldura simples de cantaria.
O seu interior é admirável apesar das modestas dimensões do templo. As coberturas interiores, em falsa abobada de berço abatido, estão adornadas com 45 caixotões na nave, e 15 na capela-mor, contendo representações hagiográficas e da vida da Virgem Maria, além de mais 4 painéis com representações de Santos que cobrem o camarim do altar-mor. Os caixotões da nave apresentam bastante qualidade em termos de execução. As próprias traves do teto encontram-se cobertas de talha dourada.
A pia batismal é em forma de taça, com caneluras, assente sobre fuste de secção quadrada. O coro-alto era suportado lateralmente por anjos atlantes em talha, que, na atualidade, passaram a ter a função de mísulas e suportam imaginária nas paredes da nave.
No que concerne aos retábulos, possuem boa talha, essencialmente dourada, pontuada com alguns elementos policromos, tudo esculpido no denominado barroco nacional. No interior da capela lateral guarda-se um belo retábulo do antigo altar de São Pedro, em talha em branco, isto é, sem qualquer policromia ou cobertura a folha de ouro, também do barroco nacional.