AEC - 1º Ciclo
ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS
A disciplina de Atividades Lúdico-expressivas (ALE) visa sensibilizar os alunos para a socialização, desenvolver a espontaneidade e a criatividade nas expressões. Pretende ainda desenvolver a postura, flexibilidade e mobilidade corporal; expressar sentimentos e ideias; questionar a realidade a partir de improvisações, tendo como suporte as vivências pessoais; a observação e interpretação do mundo e os conhecimentos do grupo, estimulando o gosto pela escrita, pela música, pela pintura e pelas artes plásticas e dramáticas.
Professoras:
- Elisabete Trindade
- Mónica Carvalho
ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA
A disciplina de Atividade Física e Desportiva (AFD) implica todo o movimento corporal do qual resulta gasto de energia. Tem como objetivo o melhor conhecimento do ser humano e o aperfeiçoamento das suas potencialidades.
A Atividade Física e Desportiva, pretende que os alunos adquiram as seguintes competências essenciais: Melhorar as capacidades físico-motoras como a velocidade, a resistência e a força; Aprender e aplicar os conhecimentos referentes à atividade física; Compreender e descrever alguns dos benefícios da prática regular de atividade física; Conhecer e aplicar fundamentos e gestos técnico-táticos inerentes às diferentes modalidades abordadas ao longo das aulas.
Professores(a):
- Joel Silva
- Miguel Carona
- Miguel Ferreira
- Vanessa Ferraz
ENSINO DA MÚSICA
A Música é uma Arte presente em todas as culturas e no quotidiano dos seres humanos. É uma linguagem universal que assume uma muito singular forma de criatividade. A música é uma prática social comunicativa e expressiva. A partir do ouvir e através da produção sonora em conjunto do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar, as crianças e jovens dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais. As orientações programáticas da disciplina de Ensino da Música para o 1º Ciclo assentam em seis pressupostos com uma lógica progressiva e evolutiva: voz, corpo, instrumentos, desenvolvimento
Professores:
- Filipe Oliveira
- Pedro Taveira
- Tiago Pinto
INGLÊS
O ensino da língua Inglesa pretende sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, fomentando uma relação positiva de sensibilização para a aprendizagem da mesma enquanto veículo de interpretação e comunicação do/com o mundo que nos rodeia. A aprendizagem centra-se em conceitos básicos, recorrendo a estratégias lúdicas que promovam a capacidade de concentração e memorização dos alunos.
Professoras:
- Elisabete Trindade
- Mónica Carvalho