Capela de São Sebastião
A capela de S. Sebastião de Balsa, de provável fundação medieval, terá sido reconstruída em inícios do séc. XVI. O edifício que chegou até nós apresenta-se com elementos dos sécs. XVII e XVIII.
De modestas proporções, possui planta longitudinal composta por nave e capela-mor retangular. A fachada principal é composta por portal de verga reta com empena truncada por sineira em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes e remate em pináculos. No interior, o corpo da nave possui cobertura de madeira em masseira, sendo o da capela-mor composto por caixotões de talha dourada joanina, formando falsa abóboda de berço abatido, com tábuas representando diversos santos.
Os altares colaterais ao modesto arco cruzeiro ostentam, ainda, os típicos elementos dos retábulos da centúria de seiscentos, em estilo maneirista.
O retábulo-mor, por seu turno, demonstra a graciosidade do barroco joanino aplicado a um templo de feição vernacular e de pequenas dimensões, com elementos arquitetónicos em talha dourada e policroma pontuados por anjos, festões e baldaquinos.
Este templo está classificado como Monumento de Interesse Público.
GPS: 41°08'34.7"N | 7°33'02.5"W
Portaria 257-2011 de 27.01.2011