Pré-Escolar
EXPRESSÃO MUSICAL
A Expressão Musical assenta num trabalho de exploração de sons e ritmos que a criança produz e explora espontaneamente, sendo orientada para a sua identificação e produção.
A expressão musical está intimamente relacionada com a educação musical que se desenvolve na educação pré-escolar, baseando-se em cinco pontos base: escutar (treino auditivo, identificação de sons, etc.), cantar (afinação, dicção, interpretação, etc.), dançar (movimento, socialização, trabalho em equipa, etc.), tocar (exploração tímbria, manipulação de instrumentos, contacto com as sonoridades instrumentais, etc.) e criar (liberdade de construção, improvisação, etc.).
Professores:
- Filipe Oliveira
- Pedro Taveira
- Tiago Pinto
EXPRESSÃO FÍSICA E MOTORA
A educação pré-escolar, tal como está estabelecido na Lei-Quadro (Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro), destina-se às crianças entre os 3 anos e a entrada na escolaridade obrigatória, sendo considerada como “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida”.
O processo de aprendizagem na Educação Física vai permitir à criança mobilizar o corpo com mais precisão e coordenação, desenvolvendo resistência, força, flexibilidade, velocidade e a destreza geral. Possibilita-lhe ainda aprender a coordenar, alterar e diferenciar melhor os seus movimentos, através do controlo do equilíbrio, ritmo, tempo de reação, de forma a desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades motoras em situações lúdicas, de expressão, comunicação e interação com outros.
De igual modo, há uma preocupação acrescida com a transição para o primeiro ciclo, assumindo-se claramente que uma educação pré-escolar de qualidade é um preditor de sucesso na escolaridade e na qualidade de vida dos jovens e dos adultos.
Professores(a):
- Joel Silva
- Miguel Carona
- Miguel Ferreira
- Vanessa Ferraz
INICIAÇÃO AO INGLÊS
As crianças que começam uma Língua Estrangeira mais cedo, em particular o Inglês, têm uma visão cultural mais abrangente do que as crianças monolingues e a aprendizagem dessa mesma língua contribui para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, sendo que um dos objectivos a ter em conta, é que a criança esteja à vontade e crie o gosto pela língua inglesa, desenvolvendo uma relação positiva com a aprendizagem da mesma, promovendo a
educação para a comunicação, motivando-a para valores de solidariedade e para a cidadania.
Professoras:
- Elisabete Trindade
- Mónica Carvalho
HORA DO CONTO
Com a dinâmica desta actividade, pretende-se a interacção entre o livro/história e a criança, enriquecendo e despertando o imaginário e a criatividade infantil, bem como o gosto pelo prazer da leitura em voz alta. Procura-se ainda, aproximar as crianças dos portadores de sonhos e fantasias, através de desenhos e pintura, promovendo deste modo, a literacia infantil.
Professoras:
- Elisabete Trindade
- Mónica Carvalho