Rios e Vales
- Rio Douro
O rio Douro é um rio que nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2160 metros de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica. Possui 897 km de comprimento, 572 km em solo espanhol, 213 km navegáveis em território português e 112 km de caráter internacional, pois o seu curso faz de fronteira.
A UNESCO incluiu, em 14 de Dezembro de 2001, a Região Vinhateira do Alto Douro na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.
- Rio Távora
O rio Távora nasce próximo a Trancoso e corre para norte até desaguar no rio Douro, do qual é um afluente. Tem como principais afluentes as ribeiras de Gradiz, Rio de Mel, Açores e da Lezíria.
Nascendo no concelho de Trancoso (distrito da Guarda) passa por várias localidades como a Ponte do Abade, Vila da Ponte (Sernancelhe), Escurquela, Riodades, Granjinha, Távora, Tabuaço, etc. indo desaguar na margem esquerda do rio Douro depois de ter percorrido cerca de 47 quilómetros.
- Rio Tedo
Forma-se na Granja do Tedo, concelho de Tabuaço, e desagua na margem esquerda do Rio Douro.
- Rio Torto
O rio Torto é um rio português; tem nascente perto de Trancoso e desagua na margem esquerda do rio Douro.