Igreja Paroquial de São Salvador do Mundo - Carrazedo
Igreja Paroquial de Carrazedo (Igreja de São Salvador do Mundo)
GPS: 41º 05’00.51’’N | 7º 36’ 35.69’’W
Templo de arquitetura essencialmente maneirista, barroca e neoclássica, de invocação a São Salvador do Mundo, terá sido reconstruído no século XVII, tendo sido objeto de sucessivas alterações nos séculos XVIII, XIX e XX. É composto por nave única com capela-mor mais elevada e estreita, e capela lateral e sacristia adossadas ao alçado lateral direito, que se encontra voltado a sul. A fachada principal em empena é truncada por campanário de uma ventana. Conserva pináculos sobre os cunhais e no campanário.
No seu interior é possível admirar os retábulos do altar-mor e da capela lateral, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em talha dourada do estilo barroco nacional, denunciando início de transição para o estilo joanino. Alguns detalhes do altar-mor poderão ser mais antigos e ter sido deixados do retábulo primitivo. Relativamente aos altares colaterais e ao arco do cruzeiro, apresentam-se lavrados e decorados em estilo neoclássico. Conserva os tetos com caixotões na capela-mor e na capela lateral, com pinturas retratando Santos e o Apostolado.
O sacrário primitivo, em forma de templete, do antigo retábulo maneirista da capela-mor, conserva-se na sacristia, nele se podendo admirar um alto-relevo em talha dourada e policroma com o rosto de Cristo.
A capela lateral encontra-se datada através duma lápide epigráfica, onde se pode ler: “O PE D(OMING)OS R(IBEIR).º C(OU)T(INH)O MANDOV FAZER / ESTA CAPELA D N SA D RO(SARIO) / CO HVA MI(SS)A / CADA MÊS E / FEITA O IENONNO / 1688 / LANCEAT / LATD VSEIVS / APERVIT”. No centro da lápide aparece um brasão, actualmente picado e com leitura difícil das suas armas. No fecho do arco que lhe dá acesso, com decoração da primeira metade do séc. XVIII, encontra-se pintada a expressão: “SANCTA MARIA SUCCURRE MISERIS”. No seu interior, conserva-se lápide sepulcral com a inscrição “Do P(adr)e / D(oming)os / Ribe - / iro”.