Marco Pombalino da Saavedra
LOCALIZAÇÃO: Lugar de Saavedra, Quinta de Valongo, Adorigo, Tabuaço
ACESSO: Estrada 512
COORDENADAS GPS: 41º 09`09.34”N / 7º 38`14.48”W
PROPRIETÁRIO: Desconhecido
PROTECÇÃO: Imóvel de Interesse Público (Decreto Nº 35909 de 17-10-1946, nº 94)
DESCRIÇÃO:
Material: Granito
Dimensões (cm): 141x36x26
Data da Demarcação: 29/04/1761
Descrição Técnica: Marco de Granito paralelepipédico, de remate curvo e face de granito muito polido, apresentando na face principal, voltada ao caminho, a inscrição “FEITORIA R 1761”, distribuída por três linhas. Algumas lacunas nas arestas.
Descrição Histórica: Sexto marco da adição e acrescentamento à demarcação no sítio do Tedo, colocado no cimo das vinhas de Henrique Gabriel da Silva, no caminho do Tedo para Santa Leocádia, pago pelo proprietário do terreno. Continua no mesmo local, sobranceiro à estrada que liga a foz do Tedo e Adorigo, numa zona de vegetação arbustiva com vestígios de muros para suporte de vinha.
As duas linhas inferiores da epígrafe parecem ser um acrescentamento moderno, não só porque apresentam um talhe e escala diferente da parte superior, mas também porque no tombo das vinhas de Além Douro, consultado por Álvaro Moreira da Fonseca, se especificam quais as letras inscritas neste marco. É provável que alguém quisesse “completar” a inscrição para que ficasse como a do marco que se encontra junto da vizinha quinta do Valongo.
Estado / Conservação: Razoável. Várias manchas de líquenes e alguns musgos. Necessita de tratamento biocida e limpeza envolvente.