A Fraga do Lobisomem
A Fraga do Lobisomem (Tabuaço)
A Fraga do Lobisomem fica em Tabuaço, quem vai em direção ao Fradinho, mesmo em frente à quinta da Saínça. É um lugar de difícil acesso.
Os mais antigos ainda hoje contam que, há mais de 150 anos, apareceu por aqui um homem muito estranho que só andava de noite.
Quando o viam, lá ia ele para os lados da tal fraga e quando lá chegava, desaparecia. Era, com certeza, dentro da fraga, que tinha uma grande cavidade no meio, que ele pernoitava.
Um dia o homem deixou de ser visto no povo e houve quem fosse à dita fraga para ver se o encontrava. Mas o certo é que do homem estranho e misterioso nem sinal. Apenas encontraram a medonha cavidade na rocha o que levou o povo a pensar que quem ali entrasse ou lá vivesse só podia ter um pacto com o diabo, dando-lhe o nome de fraga do lobisomem.
Rapazes cá da vila, hoje com oitenta e muitos anos, chegaram a lá entrar. Descrevem a entrada através de uma grande cavidade e há dentro da fraga um longo corredor que conduz a duas salas grandes, onde uma pessoa pode andar de pé.
Alguns desses rapazes dizem mesmo que lá encontraram manjedouras em pedra, iguais àquelas onde os animais comiam e bebiam.