Igreja Matriz de Barcos - Monumento Nacional
DIREÇÕES: Estrada Municipal 514
LOCALIZAÇÃO: Largo da Colegiada, Barcos
GPS: N 41º 7`21.1” | W 7º 36`3.8”
DATAÇÃO: Séculos XII / XIII-XIV
CLASSIFICAÇÃO: Monumento Nacional, Dec. Nº8 175, DG 110 de 02 Junho 1922
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no centro do núcleo Urbano de Barcos, é um templo de origem medieval em torno do qual se desenvolveu o povoado, centro de uma fértil região agrícola.
Aqui ergue-se uma Igreja românico-gótica, construída depois do Santuário de Nossa Senhora do Sabroso que foi primitiva sede de paróquia. Trata-se de um templo de planta rectangular, de nave única e capela-mor maneirista, mais baixa e estreita, e sacristia adossada a fachada lateral esquerda. Foi muito intervencionada na época moderna, mas mantem vários elementos da construção original como os portais (axiais e laterais),o remate em cachorrada da nave, os arcossólios no seu interior, silhares com marcas de canteiros e cachorros românicos na sacristia.
Na frontaria, à qual se acede por intermédio de dois degraus semicirculares, está adossado um cruzeiro. Na fachada lateral direita encontra-se adossado um nicho da via-sacra e no corpo da capela-mor surge uma segunda cruz.
No seu interior são dignos e menção a cobertura de masseira na nave e em falsa abóbada de berço de madeira, com caixotões pintados na capela-mor; dois arcossólios, em arco apontado, com túmulos; o púlpito de madeira com baldaquino e marchetados de bronze; o arco triunfal de volta perfeita com intradorso ornado com pintura e revestido a talha nacional, o retábulo-mor de talha do mesmo estilo, a pia baptismal em forma de taça na sala da confraria, o oratório da sacristia, de talha policroma com falsos marmoreados, apontamentos dourados e motivos florais. Um dos maiores destaques, contudo, vai para a pintura mural medieval, escondida atrás do retábulo-mor, apresentando Nossa Senhora com o menino ao colo, ladeada por São João Evangelista (à esquerda) e São Pedro (à direita). Estudada em 1986, pela Divisão
Da Pintura Mural do Instituto José de Figueiredo, esta instituição concluiu ser impossível o seu restauro sem o apeamento da estrutura retabular.
Na área envolvente existe uma zona ajardinada, e distribuem-se a antiga Casa da Câmara e Cadeia, o velho Forno Comunitário, os Paços do Concelho, um fontanário e um cruzeiro dos Centenários.
CONTACTOS:
União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia
Morada: Rua da Câmara, Barcos
Telefone: 254 781 657
Telemóvel: 937 170 102
E-mail: freguesiadebarcos@gmail.com
O que visitar nas proximidades:
- Santuário Nossa Senhora do Sabroso;
- Casa da Roda;
- Casa da Colegiada.
- Decreto 8175, de 0-06-1922 - Igreja de Barcos
- Portaria 225-2011, de 18-01-2011 - Zona Especial de Proteção Igreja de Barcos