Capela de São Marcos - Guedieiros
GPS: 41º 01’27.00’’N | 7º 32’12.58’’W
Este templo de origem provavelmente medieval ostenta arquitetura maneirista com decoração interior do barroco rococó. Possui planta longitudinal composta por nave, capela-mor, sacristia e anexo adossados ao alçado lateral esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas, compostas por falsas abóbadas de berço de madeira. É iluminada por janela rasgada na fachada lateral direita do corpo da capela-mor.
A fachada principal, em empena, apresenta-se rasgada por portal de verga reta, com vestígios de construção quinhentista, nomeadamente na marcação do primitivo arco de volta perfeita, ostentando, ainda, duas cruzes insculpidas. Os seus cunhais são rematados por plintos delineados e pináculos. É ladeada por campanário de uma sineira de volta perfeita, com acesso pela face posterior, composto por três registos, revelando um alteamento posterior, pois a tipologia dominante é de dois registos. As restantes fachadas encontram-se rematadas por cornija, sendo a lateral direita rasgada por porta travessa de verga reta. A capela-mor foi acrescentada em altura, sendo visível o remate da cruz da primitiva empena, que ainda emerge da cobertura.
No interior é possível observar a existência de coro-alto de madeira e púlpito quadrangular no lado do Evangelho. O arco triunfal, de volta perfeita, contém no intradorso da sua pedra de fecho um florão insculpido. Encontra-se flanqueado por retábulos colaterais dispostos em ângulo, de talha policroma rococó.
A capela-mor possui retábulo de talha dourada e policroma, também rococó, com panos laterais forrados por painéis representando santos, anteriormente pertencentes a espaldar de cadeiral setecentista, de proveniência desconhecida. O teto da capela-mor é ornado por pintura com motivos arquitetónicos ilusórios em perspetiva, rodeados por concheados e motivos fitomórficos, bem como por grande medalhão central com representação de gosto popular do orago, São Marcos.