Igreja Matriz de Chavães - São Martinho
Igreja Paroquial de Chavães (Igreja de São Martinho)
GPS: 41º 05’ 08.78’’N / 7º 34’ 02.64’’W
Templo de arquitetura maneirista e barroca, com planta longitudinal composta por nave antecedida por nártex, capela-mor mais estreita e sacristia adossada à fachada lateral esquerda. O interior é iluminado por janelas em capialço rasgadas na fachada lateral direita, possuindo coberturas interiores diferenciadas de madeira, a da nave em falsa abóbada de berço abatido e a da capela-mor com teto octogonal, rematado por medalhão central espiralado, em talha dourada.
A fachada principal, em empena, encontra-se rasgada por porta de verga reta, antecedida pelo nártex, com acesso por arcos de volta perfeita laterais, flanqueados por pilastras, e ao qual se encontra adossado um campanário de dois registos, o inferior cego e o superior rasgado por dupla sineira, acessível por escadaria que se lhe adossa na face posterior. Todas as fachadas encontram-se circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos, rasgando-se uma porta travessa de verga reta, na fachada lateral esquerda.
No interior destaca-se a cobertura da nave, em estilo rococó, pintada com motivos arquitetónicos ilusórios em perspetiva, com representações hagiográficas e das virtudes, ressaltando várias inscrições, além da representação de corpo inteiro do orago, São Martinho. Ainda na nave pode observar-se o coro-alto, o púlpito de estilo Joanino no lado do Evangelho, o arco triunfal de volta perfeita ladeado por retábulos colaterais de talha dourada e policroma, em estilo Rococó, feitos em 1777, de planta convexa e remates contracurvados, de influência borromínica. Estes altares terão inspirado a estrutura do retábulo lateral e oratório da Epístola, executados em oitocentos. Já o oratório do lado do Evangelho apresenta estrutura neoclássica, com cobertura em falsa cúpula.
Na capela-mor o destaque natural vai para o retábulo do altar-mor, por diversas vezes alterado, de planta reta e três eixos, com trono maneirista, de três degraus, decorado com motivos fitomórficos e cartelas, e os restantes elementos em talha dourada de estilo barroco nacional. Um antigo confessionário encontra-se inserido em nicho lateral que se rasga na caixa murária.