Sendim
Foi vila e sede de concelho entre 1250 e 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, no início do séc. XIX, 1156 habitantes. Voltou a adquirir a categoria de Vila a 12 de Julho de 2001.
Do tempo das invasões romanas, ficou-nos nesta Vila a Via Romana de Vale de Vila, vários lagares escavados na rocha, que provam a ancestralidade da produção de azeite na região, e um pequeno santuário rupestre, o Altar de S. João.
Outras informações:
- Concelho: Tabuaço
- Área: 21,75 km²
- População da Freguesia de Sendim: 675 hab. (censos 2021 - resultados provisórios)
- Orago: Nossa Senhora do Pranto
Igreja Matriz de Sendim (Igreja de Santa Maria de Sendim)
(GPS: 41º 02’ 54.00’’N | 7º 32’ 20.74’’W)
Existem sepulturas antropomórficas em vários locais do concelho, mas as que mais se destacam são as necrópoles paleo-cristã da Alta Idade Média, sobre a qual assenta a Igreja Matriz de Sendim, sepulturas visíveis no adro da igreja.
A Igreja Matriz de Sendim é um exemplar imponente do estilo românico, como lhe competia, já que foi sede de colegiada. Igreja de arquitectura maneirista, barroca, com planta longitudinal composta por nave, capela-mor, sacristia, anexos e campanário. Coro-alto assente em colunas, baptistério e púlpito no lado do Evangelho. O seu interior corresponde á imponência do exterior, sendo de realçar a capela-mor, que oferece a boa qualidade de um retábulo barroco de talha dourada, o tecto apainelado por 36 caixotões pintados, a pia baptismal quinhentista e a imagem de Nossa Senhora do Pranto, tornando esta igreja uma dos mais importantes do arciprestado de Tabuaço.
No seu adro é possível encontrar um marco da Universidade de Coimbra, que assinalou o padroado desta sobre a igreja desde o século XVI, bem como algumas cruzes inscritas nas paredes laterais do templo.
A igreja erguida em honra de Santa Maria encontra-se a uma altitude de 807 metros, permitindo o vislumbre para as terras das Beiras. Uma belíssima paisagem de onde se consegue observar o vale do Rio Távora e a Albufeira do Vilar que dá um tom azulado entre os característicos tons verdes da região.
Capela de Santa Luzia
(GPS: 41º 03’ 11.85’’N | 7º 33’ 13.24’’W)
A capela de Santa Luzia, ampla, airosa e cuidada, tem romaria a 13 de Dezembro. Os mordomos mantêm o costume antigo de servir a todos os festeiros jeropiga como se tivesse havido promessa antiga.
Capela de S. Miguel
(GPS: 41º 02’ 22.65’’N | 7º 32’ 19.69’’W)
No lugar do Paço ergue-se o denominado Paço do Bispo, que alguns autores entendem tratar-se do Paço dos Regos e que terá dado o nome ao lugar. Existem ainda a Capela de São Miguel, com pequena sineira lateral, o Forno do Povo, as Fontes de Santo António e de São Miguel, bem como diversas casas com a sua arquitectura tradicional beirã onde reina o granito.
Capela da Nossa Senhora da Nazaré
Pode-se também admirar a Capela de Nossa Senhora da Nazaré, datada de 1663, perto da qual se encontra um Cruzeiro antigo, a popular Capela de Santo Ovídio, a barroca Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, um pouco mais distante da povoação, ou ainda a possibilidade de percorrer a Via-Sacra até ao Calvário, ou de meditar junto ao Nicho do Senhor das Preces.
LOCAIS DE INTERESSE:
- Igreja Matriz de Sendim (Igreja de Santa Maria de Sendim)
- Miradouro
- Sepulturas Antropomórficas
- Calçada Romana de Santo Ovídeo
- Capela de Santa Luzia
- Capela de São Miguel
- Capela de Santo Ovídio
- Capela de Nossa Senhora da Nazaré
- Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho
- Solar Setecentista
- Capela de Santa Bárbara
- Nicho do Senhor das Preces
- Pelourinho
- Altar de São João
- Lagar do Fontelo, Lagar de São Martinho, Lagar de Vale de Vila, Lagar dos Arames, Lagar de Lampaz
FESTIVIDADES
- Festa em honra de Santa Bárbara e Nossa do Bom Despacho – 2º Fim-de-Semana de Agosto
- Romaria de Santa Luzia – 13 de Dezembro (Domingo Seguinte)
ASSOCIATIVISMO
- Banda Filarmónica de Sendim
- Orquestra Ligeira de Sendim
- Grupo de Concertinas do Alto Douro Vinhateiro
PERCURSOS PEDESTRES