Vale de Figueira
Enquanto aldeia, extremamente acolhedora e com traços beirãos, já existia no séc. XIII. Encontra-se rodeada por belos campos onde se cultiva o centeio, lavram-se as hortas e apanha-se a baga do sabugueiro. Diversas figueiras, que justamente emprestaram o nome à povoação, ladeiam os caminhos.
Para os apreciadores da arqueologia portuguesa, é interessante notar que alguns tesouros arqueológicos têm sido encontrados nesta freguesia, como por exemplo uma cabeça de guerreiro esculpida em granito, provavelmente da Idade do Ferro, o lagar romano/medieval do Negrio, ou ainda a Estátua-Menir do Alto da Escrita, esculpida provavelmente entre o Período Calcolítico e a Idade do Bronze.
Outras informações:
- Concelho: Tabuaço
- Área: 4,71 km²
- População na União de Freguesias de Pinheiros e Vale de Figueira: 239 hab. (censos 2021 - resultados provisórios)
Igreja Matriz de Vale de Figueira (Igreja de Nossa Senhora da Apresentação)
(GPS: 41º 04’ 07.70’’N | 7º 36’ 54.13’’W)
Há dados que comprovam que no século XIII Vale de Figueira já existia como aldeia. A Igreja matriz, de invocação a Nossa Senhora da Apresentação, no entanto, só foi construída no séc. XVII, sofrendo obras sucessivas desde o século XVII ao século XIX. A arquitectura é tipicamente religiosa, maneirista, barroca e rococó.
Cruzeiro
O cruzeiro de Vale de Figueira é datado de 1697 e está inserido no muro que delimita o adro, mesmo ao lado de uma fonte oitocentista.
LOCAIS DE INTERESSE:
- Igreja Matriz de Vale de Figueira (Nossa Senhora da Apresentação)
- Miradouro do Pedregal
- Miradouro Nossa Senhora da Apresentação
- Cabeça de Guerreiro
- Lagar Romano/Medieval do Negrio
- Cruzeiro
- Fonte de Santa Maria
- Estátua-Menir do Alto da Escrita (Em exibição no Museu do Imaginário Duriense)
FESTIVIDADES
- Festa em honra Nossa Senhora da Apresentação – 20 de Novembro
PERCURSOS PEDESTRES