Tabuaço
É sede do município, dividido em 13 freguesias e uniãoes de freguesias. Pertence ao distrito de Viseu e está incluído na região Norte e sub-região do Douro.
Como concelho está limitado a norte pelo município de Sabrosa, a leste por S. João da Pesqueira, a sueste por Sernancelhe, a sudoeste por Moimenta da Beira e a oeste por Armamar.
É um concelho extremamente interessante a vários níveis: tem paisagens únicas, caracteristicamente durienses, tem um considerável património arquitectónico e as suas tradições estão, até aos nossos dias, muito vincadas na vivência dos seus habitantes.
As lendas confundem os nossos sentidos e transportam-nos para a magia dos seus intervenientes – mouras encantadas, tesouros escondidos e todo um conjunto de histórias e mitos vivem até aos dias de hoje nas nossas populações.
Tabuaço é terra de vinho, de azeite, de uma gastronomia inconfundível, apresentando alguns pratos singulares, como o javali. A hospitalidade do seu povo é notória e em cada casa, em cada mesa, um visitante é um amigo.
- Gentílico: Tabuacense
- Área: 135,72 Km2
- População na Freguesia de Tabuaço: 1 535 hab. (censos 2021 - resultados provisórios)
- Fundação do Município: séc. XIV
- Orago: S. João
Igreja Matriz de Tabuaço (Nossa Senhora da Conceição)
(GPS:41º 07’ 02.95’’N | 7º 33’ 56.78’’W)
O Largo 5 de Outubro, rua típica que faz parte do centro histórico de Tabuaço, é o adro fronteiro da Igreja Matriz de Tabuaço. Ao centro implanta-se um pequeno Cruzeiro, talvez no local do antigo pelourinho desaparecido.
A Igreja Matriz de Tabuaço - dedicada a Nossa Sra. da Conceição - é um templo reedificado nos finais do séc. XVII, mas cuja origem românica é perceptível ainda na capela-mor. A torre sineira dupla, encostada à esquerda, dá-lhe um traço curioso e diferente. No seu interior possuí um riquíssimo altar -mor, com retábulo barroco, ou os caixotões que lhe forram o tecto com cenas da vida da Virgem Maria e de Cristo Menino. O arco do triunfo revestido de talha separa a capela-mor da nave em cujos topos se erguem dois altares.
Capela de Santa Bárbara
Trata-se de uma edificação caracteristicamente religiosa, maneirista e neomanuelina, construída no séc. XVI.
Possui janelas neomanuelinas nas fachadas laterais e, no interior, destaca-se o retábulo-mor de talha dourada maneirista, sendo de referir o trono decorado com baixos-relevos com cenas da Paixão, o qual ostenta talha policromada do período rococó.
Capela cujo orago seria Cristo Crucificado.
Capela de São Torcato e São Plácido / Capela de São Pelágio
A época de Construção aponta para a primeira metade do séc. XIX, altura em que também se regista o abandono da ermida primitiva, de origem medieval, que se localizava no lugar do Ribeiro da Moa, a poente de Tabuaço. A sua arquitectura é caracteristicamente religiosa, revivalista.
Em 1881 há registos que referem terem existido em Tabuaço as "ermidas de S. Vicente, Santa Barbara e de S. Payo (Pelágio) e os oratórios dos herdeiros de Pedro Guedes de Vasconcellos, e dos de António da Motta, existindo nessa data as duas primeiras e a de S. Plácido, bem conservadas, nelas celebrando os "officios divinos"" (LEAL, págs. 468-469, 1881).
Capela de São Vicente
Época de Construção: Séc. XV
Séc. XV - data provável da edificação do templo actual e de execução da imagem de Santa Maria Romana. A sua tipologia aponta para arquitectura religiosa, vernácula e maneirista.
Segundo muitos autores, a capela assenta em local onde se desenvolveu a primeira comunidade que deu origem à povoação de Tabuaço, tendo sido encontrados inúmeros achados arqueológicos nos campos agrícolas em redor.
Paços do Concelho de Tabuaço
O edifício foi construído no século XX.
Corria o ano de 1913, mais precisamente a 31 Maio, quando em sessão da Câmara, foram abertas as propostas para a execução de uma empreitada para a construção do edifício destinado aos novos Paços do Concelho, que até ali eram na Praça Victor de Macedo Pinto, num edifico do século XIX.
Arquitectura é civil política, administrativa e judicial com traços revivalistas neoclássicos.
LOCAIS DE INTERESSE:
- Igreja Matriz de Tabuaço (Nossa Senhora da Conceição)
- Museu do Imaginário Duriense
- Museu Abel Botelho
- RIJOMAX
- Miradouro de São Plácido
- Miradouro de Nossa Senhora da Conceição
- Jardim Macedo Pinto
- Jardim Conde Ferreira
- Jardim do Calvário
- Cento Histórico
- Cruzeiro dos Centenários
- Piscinas Municipais Cobertas e Descobertas
- Moinhos
- Capela de São Plácido / São Torcato
- Capela de Santa Bárbara
- Capela de São Vicente
- Edifício da Câmara Municipal
- Casa Abel Botelho
FESTIVIDADES
- Festa em honra Nossa Senhora da Conceição – 8 de Dezembro
- Festa de São João – 24 de Junho
- Festa de São Cristóvão, Santa Barbara, São Plácido e São Torcato – 3º Fim-de-Semana de Maio
ASSOCIATIVISMO
- Grupo de Teatro Amador de Tabuaço – TEATRAÇO
- Motoclube Rabelos do Asfalto
- Casa do Benfica de Tabuaço
- Casa do Futebol Clube do Porto
- Associação de Todo-o-Terreno - Promonte TT
- Tuna de Tabuaço
- Associação Juvenil Abel Botelho de Tabuaço – AJAB
- Clube de Caça e Pesca
PERCURSOS PEDESTRES