Távora
Esta é, pela sua História, uma das freguesias mais emblemáticas do concelho de Tabuaço. Foi vila e sede de concelho até ao séc. XIX.
A sua História está intimamente ligada aos Távoras e à Quinta do Convento de S. Pedro das Águias, hoje uma quinta particular produtora de vinho.
De Távora são também famosas as cerejas, produzidas em quantidade e de excelente qualidade sendo a sua produção uma das actividades essenciais na freguesia.
Outras informações:
Concelho: Tabuaço
Área: 6,98 km²
População na União de Freguesias de Távora e Pereiro: 362 hab. (censos 2021 - resultados provisórios)
Igreja Matriz De Távora (São João Batista)
(GPS: 41º 06’ 00.05’’N | 7º 31’ 58.29’’W)
A Igreja Matriz de Távora, dedicada a São João Baptista, é setecentista, mas com torre do início deste século é realmente moderna.
O templo foi construído no século XVII, embora o século XI seja a data provável da fundação da primitiva igreja, pelos ascendentes dos Távoras.
Sofreu remodelações durante o decorrer dos séculos XVIII, XIX e XX.
Com uma arquitectura tipicamente religiosa, barroca, rococó e neoclássica, é um templo distinto dos existentes no concelho de Tabuaço, dado ter sido construído desde os alicerces no terceiro quartel de setecentos, ao gosto barroco e rococó.
Na nave da Igreja tem três telas em óleo em madeira: São Domingos, São Francisco, São Sebastião, do século XVII, e uma tela de Jesus atado à coluna, meio corpo, talvez vinda do Brasil, mas tem um autor, António, do século XIX, 1830.
Capela da Senhora dos Prazeres
(GPS: 41º 06’ 03.86’’N | 7º 32’ 07.45’’W)
A capela foi construída no séc. XVIII. A arquitectura é tipicamente religiosa, barroca e rococó, com pormenores de transição para o neoclássico. No entanto, a Idade Média é a data provável da formação de uma comunidade cristã luso-romana, no castelo do Falcão, com edificação da capela.
Terá sido fundada, como quer a tradição, por D. Tedon e D. Rausendo pelos anos de 1040. Perto do local da construção deste templo, descobriram-se cinco sepulturas cavadas na rocha e, entre as ruínas do castelo, fragmentos de cerâmica, mós e moinhos de mão, talvez de origem tardo-romana.
Capela de Santa Bárbara
A edificação da capela, de arquitectura religiosa revivalista, data de 1904, altura da construção do retábulo barroco com elementos maneiristas. Em 1984 dá-se início à construção de um coreto no adro da capela.
Capela de Santo António
O século XVI marca a data de construção desta capela, cuja arquitectura é tipicamente religiosa e maneirista.
LOCAIS DE INTERESSE:
- Igreja Matriz de Távora (São João Batista)
- Ponte do Fumo
- Miradouro e Escalada do Fradinho
- Capela da Senhora dos Prazeres
- Capela de Santa Bárbara
- Capela de Santo António
- Marco Pombalino no lugar das Alagoas
- Marco Pombalino na Quinta da Aveleira
- Povoado da Senhora do Calfão
- Necrópole Medieval da Passa Fria
- Quinta do Convento
- Quinta da Aveleira
FESTIVIDADES
- Festa em honra de Santa Bárbara – 2º Domingo de Agosto
ASSOCIATIVISMO
- Grupo de Concertinas de Távora
PERCURSOS PEDESTRES