EXPOSIÇÃO 'DANIEL NOME DE POETA'
O ESPÍRITO DE DANIEL FARIA
A presente exposição, constituída por pintura e desenho, resulta de uma residência artística realizada em Setembro de 2021 na Casa Daniel, em Tabuaço, por elementos do Atelier 26, orientados por Alberto Péssimo.
A Casa Daniel foi por ele sonhada nas visitas anuais que fazia a S. Pedro de Águias na companhia de D. Carlos Azevedo e outros amigos. Depois da sua morte imprevista e prematura (1999) esse grupo de amigos decidiu dar andamento à aquisição de duas casas em ruínas e reconstrui-las com o intuito de aí criar um centro de encontro e espiritualidade inspirado em Daniel Faria.
Foi nesse espaço que se realizou o encontro de artistas para assinalar o ano em que o Daniel celebraria 50 anos de nascimento (1971-2021). A sua figura, a sua obra e o seu espírito residiram ao encontro de que resultaram os quadros da exposição.
O mistério da figura e da poesia de Daniel Faria facilitaram, por um lado, o trabalho dos artistas, mas, por outro lado, criaram-lhes um enorme desafio. A plasticidade da sua poesia só na aparência é simples para ser traduzida na pintura e no desenho. Daí a opção de evitar a ilustração de citações directas, dando preferência aos grandes temas, ao local, ao espectro do Daniel presente na casa, no mosteiro, naquelas leiras e naqueles espaços da montanha. Foi um fim-de-semana intenso, com uma certa emotividade. Os artistas e os amigos do Daniel presentes puderam sentir o espírito do lugar e entrar em comunhão com o poeta e a sua obra, sobretudo a sua poesia.
A Câmara Municipal de Tabuaço, prosseguindo o seu trabalho, meritório e persistente, de preservação e divulgação da memória de Daniel Faria, quis mostrar aos tabuacenses, turistas e visitantes, na seu Museu do Imaginário Durinse (MIDU), o resultado desta residência artística. São trabalhos que ficarão a assinalar o cinquentenário do seu nascimento e que, conjuntamente com outras actividades realizadas durante o ano de 2021, demonstram o afecto e a admiração que todos dedicam ao jovem Daniel Faria. Sim, ele partiu jovem e é assim, pleno de juventude e criatividade, que sobreviverá na nossa memória.