VESTÍGIOS DE UM DOS MAIS ANTIGOS MOSTEIROS DA REGIÃO ENCONTRADOS EM SANTO ALEIXO
área de conteúdos (não partilhada)
13 Novembro 2024
Numa área de encosta acentuada a oeste/sudoeste da Capela de Santo Aleixo, foi identificado um assentamento do período romano. À superfície observaram-se várias pedras trabalhadas e fragmentos de cerâmica de construção (tégulas).
Regista-se ainda o achado de uma moeda que é possível adiantar tratar-se de um Antoniniano do Imperador Gordiano III, em prata, cunhado entre 241-243 em Roma.
Estes vestígios alinham-se com os que, em finais do século XX foram levados para o cemitério de Santo Aleixo, compostos por colunas, capitéis coríntios e outras pedras trabalhadas, cuja tradição oral menciona serem elementos de um dos mais antigos mosteiros da região, que se erguia no território de Santo Aleixo.
A descoberta junta-se às várias que têm sido encontradas por todo o concelho, fruto das investigações para a elaboração da Carta Arqueológica promovida pela Câmara Municipal e que, em todos os sentidos, promove a valorização do nosso território em termos patrimoniais mas também ao nível do interesse cultural e turístico.
área partilhada