LAGAR ESCAVADO NA ROCHA DESCOBERTO EM PARADELA
área de conteúdos (não partilhada)



24 Fevereiro 2025
No âmbito da elaboração da Carta Arqueológica, levada a cabo pela Câmara Municipal, inventariou-se mais um lagar escavado na rocha no concelho de Tabuaço, desta vez em Paradela. Havendo-os, segundo alguns investigadores, que apresentam semelhanças formais e funcionais com os lagares de azeite, aventamos a possibilidade de este ter sido destinado à produção de vinho.
Até ao momento, conhecem-se 10 lagares rupestres neste concelho. À semelhança de outros, como o lagar da Serra, na freguesia de Arcos, esta estrutura é constituída por dois tanques escavados na rocha a cotas diferentes: um de esmagamento, posicionado a uma cota superior, que comunica através de uma bica com um segundo tanque a um nível inferior. Em todos, o esquema de esmagamento repete-se, sendo notória a escolha de afloramentos graníticos com um declive pronunciado para a sua implantação, facilitando, desta forma, o escoamento do líquido resultante do processo de prensagem no tanque posicionado a uma cota superior. No entanto, cada lagar teria o seu próprio engenho, tendo em conta que alguns possuem pequenas cavidades laterais que se destinavam ao encaixe de uma estrutura de prensagem de vara ou trave.
Este lagar de Paradela seria de grande capacidade. O tanque de pisa é aproximadamente quadrangular (2,40-2,50 m), atingindo 53 cm de profundidade na parte conservada. Já o segundo tanque apresenta uma configuração semicircular, atingindo 68 cm de profundidade. Pese embora a difícil datação, podendo estar relacionadas com assentamentos romanos e/ou medievais, estas estruturas rupestres não deixam de constituir importantes testemunhos do povoamento e da antiguidade da produção de vinho neste território.
Destacamos neste processo a colaboração do Sr. Ferreira, proprietário do terreno, na autorização para o devido estudo.
área partilhada