DESCOBERTA NO PEREIRO AMPLIA PATRIMÓNIO ROMANO EXISTENTE NO CONCELHO
área de conteúdos (não partilhada)
04 Dezembro 2024
O trabalho de campo no âmbito da elaboração da Carta Arqueológica do concelho de Tabuaço levou à descoberta de mais um vestígio, presumivelmente da época romana, desta vez na povoação de Pereiro. Trata-se de uma coluna de granito, cilíndrica, dotada de uma base cúbica, com a forma dos miliários.
No tempo da Roma Antiga, os miliários eram marcos destinados a marcar distâncias (em milhas) nas principais estradas romanas do império. Quando possuem inscrição, também dão a conhecer normalmente o nome e os títulos do imperador em cujo reinado a via foi criada ou reparada.
Na opinião de Pedro Soutinho - (site Informativo Vias Romanas em Portugal. Disponível em https://viasromanas.pt ) - “a presença de um marco em Pereiro faz todo o sentido pois a pouca distância passava uma importante via romana vinda de Chaves que ligava a travessia do rio Douro em Valença do Douro com o principal nó viário da região situado junto a Guilheiro (concelho de Trancoso). Este itinerário passaria por alturas de Castanheiro do Sul e acima de Pereiro, continuando por Espinhosa, Paredes da Beira (estação viária), Penela, Penedono e Antas, rumo a Guilheiro. Deste modo, o marco poderia ter sido deslocado desta via que não passa longe e até porque está fragmentado. Por outro lado, este ponto é trifínio entre as freguesias de Castanheiro do Sul, Várzea de Trevões e Pereiro”.
área partilhada