DEMARCAÇÃO MEDIEVAL ENCONTRADA EM CHAVÃES
área de conteúdos (não partilhada)


14 Outubro 2024
Foi encontrada em Chavães uma inscrição de uma cruz na entrada de uma mina que poderá corresponder à demarcação que houve entre os antigos Coutos de Leomil e de S. Pedro das Águias.
Segundo os entendidos, envolvidos no trabalho de estudo e levantamento do vasto património do concelho de Tabuaço que está a ser levado a cabo pelo Município, a explicação da inscrição estará relacionada com a formação do atual concelho de Tabuaço, cuja origem medieval assenta em dois coutos – um senhorial e outro eclesiástico – criados por determinação régia, ou seja, do pelo próprio rei.
O couto mais antigo (eclesiástico) de S. Pedro das Águias terá sido primeiro criado pelos irmãos D. Tedon e D. Rausendo Ermiges, ascendentes dos Távoras, talvez pelos anos de 1030, para albergar uma pequena comunidade de monges beneditinos, aproveitando o antigo eremitério pré-existente, embora com reduzido termo. Este couto será depois reconhecido e ampliado em 1107 pelo conde D. Henrique de Borgonha e D. Teresa.
Deduz-se portanto que nos limites de extremas entre as freguesias de Tabuaço com Távora, Chavães com Távora e Paradela e Sendim com Paradela e Granjinha, poderão existir marcos delimitativos insculpidos em afloramentos granitos ou mesmo em marcos cilíndricos ou paralelepipédicos, mesmo que com formas rudes e irregulares, para delimitar esses territórios como forma de distinção do território em que o caminhante estivesse.
área partilhada