Quarta-feira, 31 Maio 2023
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Voc est aqui: Página Inicial
Destaques
Agenda MUNICIPAL
APOIO PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Foi aprovado na última reunião da Assembleia Municipal o programa de apoio aos comerciantes cujos estabelecimentos estiveram encerrados, parcial ou totalmente, por força da pandemia.

Os interessados poderão manifestar a sua candidatura através do regulamento já disponível na secretaria da câmara Municipal no site oficial do Município, onde poderá se também consultado o regulamento do Programa.

500 ANOS DA CIRCUM-NAVEGAÇÃO MARCADOS EM TABUAÇO

Inserida no projecto “Um Traço por Magalhães”, uma nova pintura trará a dignidade há muito exigida no espaço adjacente a um dos principais núcleos urbanos da Vila e contará com a participação da comunidade escolar.

LINHA DO DOURO PASSA AO LADO DA CIMEIRA IBÉRICA

Decorreu no passado dia 10 de Outubro, na cidade da Guarda, a Cimeira Ibérica, onde a Comunidade Intermunicipal do Douro acabou por tomar conhecimento que a linha do Douro não faria parte da agenda da convenção.

VALIDADE DE DOCUMENTOS ALARGADA ATÉ MARÇO DE 2021

O Conselho de Ministros aprovou o alargamento da validade de documentos expirados como o cartão de cidadão e certidões até 31 de Março de 2021.

MUNICÍPIO ASSINALA DIA MUNDIAL DO ENOTURISMO COM OS PRODUTORES DO CONCELHO

 

O desafio foi lançado a todos os produtores para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo. Sem contacto físico, as comemorações deste ano adaptam-se a novas realidades que nem por isso deixam de cumprir o seu objectivo: divulgar o que de melhor se faz no território.

 

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA: DIFERENTE MAS ESPECIAL

Foi diferente o Dia Mundial da Criança deste ano mas nem por isso a Câmara Municipal deixou que fosse menos especial. Para isso, dentro das limitações ainda presentes, organizou algumas actividades para assinalar esta comemoração, proclamada desde 1925.

Vales de desconto para Tabuaço

A Câmara Municipal de Tabuaço já está a entregar os vales de desconto correspondentes à campanha "É Nosso" que, entretanto, entra numa nova fase de revitalização da economia no concelho.

A população do concelho de Tabuaço já pode usufruir dos vales de desconto atribuídos pela Câmara Municipal, iniciativa que decorre da campanha de apoio e incentivo ao comércio e produtores locais. Por cada 50 euros de compras feitas nos estabelecimentos do Concelho, o Município atribui um vale de compras no valor de 2,50€, até ao montante máximo de 1000 euros por agregado familiar, a que correspondem vales até 50,00€.
Incentivando o consumo e a recuperação da sustentabilidade dos agentes económicos do concelho, atenuando as dificuldades decorrentes da pandemia da Covid19, a campanha "É Nosso" avança para uma nova fase que validará os talões de compras efectuadas no comércio local, com data de 6 de Julho a 10 de Agosto.

 

5 MIL MÁSCARAS DISTRIBUÍDAS EM TABUAÇO

Foi graças ao projeto solidário "Por Trás da Máscara", no qual se envolveram Associações, Juntas de Freguesia e iniciativas particulares, que se produziram cerca de 5 mil máscaras comunitárias. Os materiais foram adquiridos pelo Município e à data todas as Juntas de Freguesia já distribuíram à população máscaras de protecção e prevenção contra o novo coronavírus .
Segundo o Vice-Presidente da autarquia, José Carlos Silva, "este projecto surge, antes de mais, para dar resposta à carência de equipamento de proteção individual; obviamente que, aliando-se à iniciativa, além do pessoal afecto ao Município, as Associações, Juntas de Freguesia e algumas iniciativas particulares, todo o processo foi mais célere e permitiu que em 2 semanas todo o concelho estivesse munido deste equipamento".
Para Carlos Carvalho, presidente da Câmara, "muitas vezes é nos momentos mais difíceis que temos a percepção do melhor e do melhor em cada um, e "Por Trás da Máscara" despertou exactamente esse sentimento". O autarca destaca ainda que "em poucas vezes se viu este conceito de comunidade activa e consciente da responsabilidade de cada um e por todos. Não posso, por isso, deixar de exaltar a iniciativa que cada um teve de, literalmente, pôr mãos à obra e em poucos dias permitir que distribuíssemos cerca de 5 mil máscaras comunitárias".
O uso de máscaras comunitárias é uma medida adicional e suplementar às actualmente recomendadas pela DGS e que não se substitui a todas elas, nomeadamente, a etiqueta respiratória, a lavagem das mãos ou a distância social.

Câmara Municipal de Tabuaço efectiva ensino à Distância

Já estão criadas as condições para o Ensino à distância graças à acção e celeridade da Câmara Municipal de Tabuaço na aquisição de equipamentos.

A Câmara Municipal de Tabuaço acaba de adquirir e disponibilizar computadores com ligação à internet aos alunos que não dispunham destas ferramentas, fundamentais às novas exigências de ensino decorrentes da pandemia pelo novo coronavírus.
A aquisição dos computadores é fundamentada na informação recolhida e cedida pela Escola Abel Botelho, para que nenhum aluno do concelho ficasse prejudicado no acompanhamento do ensino à distância. Foram adquiridos 40 computadores e 37 bandas largas, um investimento que corresponde a 15 000 euros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Tabuaço "este apoio deve ser visto, acima de tudo, como um investimento na igualdade em contexto escolar para os nossos alunos".

 

TESTES À COVID19 EM TABUAÇO SÃO NEGATIVOS

Ao longo das últimas duas semanas foram submetidos ao teste COVID, através de zaragatoa, o Universo das nossas Instituições Particulares de Solidariedade Social (Lares e Centros de Dia) num total de cerca de 300 testes, entre utentes e funcionários.
No final de todo este processo, recebemos ontem os últimos resultados e é com enorme satisfação que comunicamos que na sua totalidade foram negativos.
Na sequência desta excelente notícia, importa enaltecer, para além da colaboração constante das entidades que foram alvo deste rastreio, o trabalho levado a cabo pelo ACES Douro Sul, e pelos seus profissionais, na concretização deste admirável trabalho de prevenção bem como bem como salientar a presença do Camião da Esperança no nosso concelho com todo o simbolismo que esta acção encerrou.
Os números que, felizmente, se registam na região são fruto do esforço de todos pelo que realidades como esta não devem ser motivo para baixar a guarda ou acreditar que tudo está ultrapassado. Pelo contrário. Responsabiliza-nos ainda mais e impõe-nos que, apesar de estarmos a atravessar um plano de desconfinamento fundamental para a nossa sustentabilidade económica, que continuemos a cumprir escrupulosamente com as normas, e regras, transmitidas pela Direcção Geral de Saúde para que continuemos a estar um passo á frente do vírus.

ACTIVIDADES CULTURAIS SUSPENSAS

Não foi fácil mas foi unânime: Municípios da CIM Douro suspendem eventos culturais e Tabuaço não é excepção.

A decisão foi tomada na reunião extraordinária da CIM-Douro, realizada por videoconferência no passado dia 3 de Abril, e que levou os autarcas dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Douro a concluir que a segurança das populações é a grande prioridade, assim como a disponibilidade de meios, recursos e equipamentos que devem estar disponíveis para fazer face ao surto da Covid19 na região.
Assim, e no que a Tabuaço diz respeito, estão suspensos todos os festejos cuja realização decorreria até finais de Junho, decisão que se aplica também ao São João o que tornou esta decisão ainda mais difícil de assumir, porque falamos do evento cuja organização mais envolve o esforço, entrega e dedicação das populações do concelho de Tabuaço e que nos últimos anos têm feito deste evento um dos mais importantes e significativos na Região.
A situação actual, onde não há lugar para dois pesos e duas medidas, exige, no entanto, ponderação e bom senso, e a saúde pública é, como nunca, a prioridade em qualquer tomada de decisão.
Assim sendo, e de acordo com a estratégia de contenção da pandemia, na região do Douro não serão organizados, portanto, quaisquer eventos ou actividades culturais, nem serão emitidas licenças para a realização de festas, romarias e eventos, até ao final do mês de Junho.

 

CONTRIBUTO DE CADA UM PODE FAZER MUITO PELO OUTRO

A Câmara Municipal de Tabuaço criou recentemente o Banco de Voluntariado Covid19, uma medida de reforço e de relevo que virá a assegurar a assistência médica e social num cenário de maiores dificuldades.
O Banco de Voluntariado, criado especificamente para a situação actual, ou seja, no cenário da evolução do novo coronavírus, constituiu-se como um reforço multidisciplinar, versátil e estruturado, pelas diferentes funções ou serviços em que cada um pode contribuir e colaborar, ampliando, assim, a capacidade de resposta necessária. Neste sentido, a Câmara Municipal prevê ainda a realização de acções de formação que dotem os voluntários de maiores competências junto das várias equipas de intervenção no terreno.
As inscrições, que começaram há menos de uma semana mas que são já relevantes, podem ser formalizadas de forma bastante simples, acedendo ao site do Município, através de http://cm-tabuaco.pt/voluntariado-covid-19
Porque o contributo de cada um pode fazer muito pelo outro, fica o agradecimento a quem já se juntou a esta iniciativa e a todos os que ainda o venham a fazer.

DESINFECÇÃO DAS RUAS E ESPAÇOS PÚBLICOS

A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho já estão a proceder à desinfecção das ruas e espaços públicos, trabalhos que decorrem na Vila e nas freguesias.

Os trabalhos de desinfecção serão garantidos a todas as freguesias, de forma progressiva, e decorrerão durante toda a semana.

A Câmara Municipal alerta, no entanto, que este é um esforço para garantir a segurança da população que obrigatoriamente tem que sair à rua, para a aquisição de bens de primeira necessidade, mas não abre brechas nos avisos de recolhimento e obrigatoriedade de isolamento social

HÁ 70 CAMAS DE REFORÇO EM TABUAÇO

Município já tem garantida a capacidade de resposta para casos de isolamento ou tratamento de COVID-19

A Câmara Municipal de Tabuaço, que tem vindo a adoptar uma estratégia de prevenção na evolução do novo coronavírus, já reforçou a capacidade de resposta do concelho munindo o Pavilhão Gimnodesportivo com 70 camas. O espaço desportivo é agora uma retaguarda de apoio, disponível e destinado a situações em que seja necessário garantir o isolamento profiláctico ou o tratamento da COVID-19 sem que se manifeste a necessidade de internamento hospitalar.
A estratégia adoptada pelo município defende acima de tudo a prevenção do contágio do novo coronavírus, apostando também na célere e coordenada assistência e capacidade de resposta à população, caso a pandemia evolua para um cenário menos favorável.
É permanente, e persistente, o contacto com as entidades oficiais, garantindo o acompanhamento e a evolução da situação numa altura em que a contenção e travamento do vírus é a grande prioridade em todo o território e, neste sentido, todas as medidas estão a ser tomadas para garantir a melhor capacidade de resposta possível.

 

MUNICÍPIO REALIZA PRIMEIROS TESTES À COVID19

A Câmara Municipal tem levado a cabo uma série de acções tentando antecipar qualquer evolução menos positiva no cenário que registamos actualmente. Há testes à Covid-19 a ser agendados, e realizados, equipamentos a ser transformados e um Banco de Voluntariado em marcha.

O Município de Tabuaço já está a realizar testes ao novo coronavírus, medida articulada com o laboratório e o Centro de Rastreio que está localizado no Peso da Régua. Nesta fase os lares da terceira idade estão na linha da frente para a realização do despiste, dando-se prioridade aos doentes crónicos ou com sintomas, assim como os respectivos funcionários. Este plano de acção integra também os profissionais de risco, nomeadamente, médicos, enfermeiros, bombeiros e farmácias. A colocação em prática desta estratégia, delineada em colaboração com as IPSS locais, encontra ainda alguns constrangimentos, nomeadamente no agendamento e na obtenção dos resultados dos testes, situação que é transversal a todo o país, situação agravada pelo facto de os utentes terem que ser testados nos próprios Lares, evitando, assim, a sua deslocação.
O Município assumiu os encargos com a realização deste rastreio mas os desenvolvimentos dos últimos dias, principalmente as notícias veiculadas pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social para o interior do país, permitem antever, em articulação com a ARS Norte, que possa ser o SNS a suportar a despesa, a par do que está a acontecer em outras regiões do país.
Acreditando que a estratégia deve privilegiar a prevenção, o Município está a preparar alguns espaços, nomeadamente o Pavilhão Gimnodesportivo, que ficarão dotados com camas e outros equipamentos como resposta a situações de isolamento profiláctico ou de tratamento de casos de contágio que não necessitem de internamento hospitalar. No mesmo sentido, foram já contactadas as unidades hoteleiras locais aferindo a possibilidade de acolhimento de não infectados com obrigação de cumprimento de quarentena, desde a população aos profissionais de risco. Adiante-se também que, em articulação com os serviços distritais da Segurança Social de Viseu, amanhã terá lugar uma visita de avaliação desses locais, aferindo capacidades e adaptações necessárias.
O Banco de Voluntariado é mais uma medida de relevo que se encontra em marcha e cujo formulário já pode ser preenchido online, no site oficial do Município. A iniciativa poderá ser a resposta a um sem número de eventuais contingências na prevenção e no combate à COVID19.
A Câmara Municipal de Tabuaço garante que é permanente, e persistente, o contacto com as entidades oficiais, desde o Centro de Saúde, Protecção Civil, Forças de Segurança e Juntas de Freguesia, acompanhando a evolução da situação numa altura em que a contenção e travamento do vírus é a grande prioridade em todo o território e, neste sentido, todas as medidas estão a ser tomadas para garantir maior capacidade de resposta possível.

 

POR TRÀS DA MÀSCARA

O projeto solidário partiu da Câmara Municipal de Tabuaço para dar resposta à carência de equipamento de proteção individual. Pessoal afeto ao Município e Associações já se aliaram à iniciativa.
Nunca o ditado "a necessidade aguça o engenho" fez tanto sentido como atualmente. Face à realidade da pandemia da Covid-19 e deparando-se com a indicação da DGS para o uso de máscaras que deve ser generalizado a toda a população, a Câmara Municipal de Tabuaço dá início ao projeto solidário "Por Trás da Máscara".
Por trás de cada máscara, produzidas em Tabuaço, existem pessoas de Tabuaço, afetas ao Município e a Associações locais, a pensar nas gentes de Tabuaço. Segundo o Executivo Municipal, "é muito positiva a resposta que obtivemos para este projeto, e é muito bom haver a consciência que há capacidades que despertam na adversidade".
A Câmara Municipal já adquiriu o material necessário à criação das máscaras, que depois de produzidas serão partilhadas com a população.

Notcias
08/02/2022

Cumprindo as normas de segurança, num cenário ainda marcado pela pandemia, mais 4 famílias receberam o cheque-bebé, um dos apoios sociais atribuídos pelo Município de Tabuaço. Juntam-se aos 238 atribuídos desde 2013.

O Executivo Municipal recebeu a 23 de Janeiro os 4 recém-nascidos aos quais foi atribuído o cheque-bebé, atribuição no valor de 4.500,00€ e que, de alguma forma, pretende atenuar os constrangimentos financeiros de jovens casais com o aumento da família.

08/02/2022

A mais recente campanha “É NOSSO” atribuiu mais de 20 mil euros em vales de compras mas a totalidade das 6 temporadas em que a campanha decorreu trazem números que indicam que o Município de Tabuaço atribuiu à população o total de 72 642,50€, num concelho onde se registaram 1 459 729,28€ de compras nos comércios, serviços e produtores locais.

08/02/2022

Acordo procede da candidatura efetuada pelo Município de Tabuaço ao Programa Estratégia Local de Habitação,  1º Direito,  para soluções habitacionais destinadas a quem vive em condições de habitação indignas ou não dispõe de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Foi assinado no dia 13 de Janeiro, entre o Município de Tabuaço e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana o acordo de colaboração que vem definir a estratégia local em matéria de habitação do nosso concelho.

Representado por Carlos Carvalho, Presidente da Câmara Municipal, o acordo culmina com o processo de candidatura, cujo valor ascendeu a cerca de 9 milhões de euros, que envolveu a sinalização das situações de carência habitacional existentes, definindo um conjunto de soluções no concelho de Tabuaço.

15/12/2021

Câmara Municipal desenvolve várias atividades de natal centrando, mais uma vez, a atenção no apoio ao comércio local

 

A par do que aconteceu no ano anterior, a Câmara Municipal de Tabuaço oficializou a abertura da época natalícia a 1 de Dezembro dando início a mais uma campanha “É NOSSO NATAL” por forma a incentivar e apoiar as atividades comerciais locais. “Os efeitos da pandemia não aliviaram, ainda, o tecido económico e por isso sentimos a vontade e a necessidade de continuar a apoiar o nosso comércio local avançando, por isso, com mais uma iniciativa do programa “È NOSSO” durante a época natalícia, incentivando as pessoas a comprar localmente” – avança o presidente da Câmara, Carlos Carvalho.

A par do que aconteceu no ano anterior, por cada 50,00 € de valor acumulado de talões de compras feitas nos estabelecimentos, serviços e produtores no Concelho de Tabuaço, a Câmara Municipal atribui um vale de desconto no valor de 2,50€, até ao montante máximo de 2000,00€ de compras por agregado familiar. Os vales de desconto podem, posteriormente, ser aplicados nas lojas aderentes do concelho até 30 de Junho de 2022.

02/11/2021

A Câmara Municipal de Tabuaço, em colaboração com a Junta de Freguesia de Chavães, volta a promover o Festival da Castanha de Tabuaço, iniciativa que vai já na segunda edição. Em destaque o Mercado da Castanha com o objectivo de promover um dos mais importantes produtos locais e cuja qualidade tem vindo a ser aferida por quem, cada vez mais, procura este fruto.

A realização da iniciativa prende-se, acima de tudo, com a necessidade de divulgar um produto local, cuja qualidade e produção tem vindo a salientar-se pela excelência e a aumentar ao longo dos últimos anos, graças ao empenho dos produtores.

02/10/2021

Já estão abertas as candidaturas às Bolsas de Estudo do Ensino Superior para o ano lectivo de 2021/22 que a Câmara Municipal de Tabuaço atribui anualmente aos alunos de todo o concelho.

27/08/2021

A Câmara Municipal de Tabuaço acaba de firmar um protocolo de cooperação que visa executar políticas de promoção da igualdade no território. O protocolo está assente no compromisso de implementar o 1.º Plano Municipal para a Igualdade de Género de Tabuaço e colocar em marcha a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030.

27/08/2021

A Câmara Municipal de Tabuaço celebrou um protocolo de colaboração que apoia a esterilização de cães e gatos de companhia.

Assente no estabelecido pelo Orçamento de Estado relativamente à promoção de uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos, instituída pela DGAV, foi assinado, no dia 25 de agosto, o protocolo de colaboração entre o Município de Tabuaço e o Grupo de Protecção de Animais da Régua (GPAR).

21/06/2021

Lendas, mitos e histórias de Tabuaço é a mais recente exposição do Museu do Imaginário Duriense. Da autoria de Gustavo de Almeida a exibição retrata o imaginário do concelho e permanece até Outubro de 2021.

10/05/2021

A Câmara Municipal de Tabuaço tem vindo a trabalhar em várias frentes na concretização de apoios para empresas, empresários e também no setor turístico. Em Tabuaço “não há duas sem três” arranca já a partir de 15 de Maio e pretende incentivar turistas a visitar, comer, comprar, permanecer ou regressar a Tabuaço.

Maio 2023
D
S
T
Q
Q
S
S
Eventos
Inquritos
Quais suas habilitações literárias?
Ensino Básico
Ensino Secundário
Curso Tecnológico/Profissional
Curso Superior
Outro
Livro de Visitas
Cartaz