Foi Vila e sede de concelho entre 1514 e 1863. Constituído pelas freguesias de Desejosa, Valença do Douro, Casais e Sarzedinho. A atestar a sua municipalidade ainda estão a casac da Câmara, a cadeia e o pelourinho. Em pleno coração do Alto Douro domina um vale de rara beleza paisagística.
É a primeira produtora de Vinho Fino do Concelho. O azeite e a amêndoa são algumas das actividades agrícolas que ocupam a maioria das gentes desta terra.
Outras informações: Concelho: Tabuaço Área: 8,96 km² População: 451 hab. (2001) Orago: S. Gonçalo
Igreja Matriz de Valença do Douro
Igreja de São Gonçalo Acesso: De Tabuaço, pela EM 1587, passando por Desejosa, seguindo depois pela EM 504-1, voltando à esquerda para a EM 504, até Valença do Douro Gauss: M-248.340, P-466.069, CMP, Fl. 128
A paróquia de Nossa senhora da Ribeira Velha, também conhecida como Santa Maria da Foz do Torto, foi fundada no séc. XI. A Igreja de Valença do Douro, de invocação a são Gonçalo, é novecentista, construída no séc. XX.
Pelourinho de Valença do Douro Acesso: EN 323, ao km. 42,3 para EM 1587; a 7 km para EM 504-1 e EM 504 para Valença do Douro a 3,6 km; à esquerda, para via pública; a 400 m, na R. da Assunção/R. do Pelourinho.
Está situado num pequeno largo numa zona de interesse paisagístico, onde também se situa a Antiga Casa da Câmara. Numa época muito anterior à construção deste marco, mais precisamente na Alta Idade Média, existia neste local uma povoação denominada Perencia ou Perença e cuja população foi assolada por uma praga. O marco jurisdicional vinha a ser construído no século XVI ou XVII. A arquitectura é civil, seiscentista. Nota-se na construção uma desproporção entre o fuste e o remate, o que acaba por lhe dar características muito particulares. |