Orquestra Ligeira de Sendim
A orquestra Ligeira de Sendim, com sede na freguesia de Sendim – Tabuaço, é um projeto musical único no concelho de Tabuaço, que mostra uma vertente ligeira da Banda de Música de Sendim, “projeto mãe” desta Orquestra.
Fundada no ano de 2013, fruto de uma vontade antiga de vários elementos que ajudaram a nascer as já extintas Orquestra Ligeira de Moimenta-da-Beira e Orquestra da AJAB –Tabuaço, ficando sempre a ideia de que era possível nascer uma Orquestra Ligeira em Sendim.
Realiza a sua primeira atuação no dia 29 de dezembro de 2013, promovendo um Concerto de Natal em Sendim com apenas 7 temas, tradição que se vai mantendo até então.
Conta desde o seu início com a direção musical do músico e baterista Filipe Miguel Matos Oliveira, que assume ainda funções directivas para além da realização dos arranjos tocados pela Orquestra.
A Orquestra é um projeto que junta músicos amadores, essencialmente jovens do concelho de Tabuaço, mas não só. Quase todos os músicos são formados na Banda de Música de Sendim, unidos na paixão pela música e pelo prazer de tocar, não havendo até à data qualquer tipo de remuneração, colhendo como recompensa apenas o prazer de tocar e levar o nome do concelho de Tabuaço e da freguesia de Sendim pelo país fora.
No ano de 2017 deu mais um passo importante na sua afirmação, fundando-se como associação cultural.
Responsável: Rafael Santana
Rua da Escola, 5120-333 Sendim – Tabuaço