COMPROMISSO PELA IGUALDADE DE GÉNERO

2021/08/27

 

 

A Câmara Municipal de Tabuaço acaba de firmar um protocolo de cooperação que visa executar políticas de promoção da igualdade no território. O protocolo está assente no compromisso de implementar o 1.º Plano Municipal para a Igualdade de Género de Tabuaço e colocar em marcha a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030.

A propósito, Carlos Carvalho, Presidente do Município, defende que “não podemos falar de Direitos Humanos se destes estiver dissociada a questão da igualdade de género”. O autarca completa ainda que “enquanto políticos, enquanto cidadãos e parte integrante de uma sociedade, é com esperança que reconhecemos que mudanças estão em curso nos vários campos, inclusive, e acima de tudo, nas mentalidades, mas inocentes seríamos se assumíssemos que o caminho já está todo percorrido”.

O compromisso deste protocolo, em colaboração com a Comissão para a Cidadania e a igualdade de Género, é o ponto de partida a execução de um diagnóstico, assente nos indicadores do Município, que reconhecerá as dificuldades existentes e determinará as medidas a implementar; medidas que serão, antes de mais, consistentes com as reais necessidades do território e venham a criar condições e oportunidades igualitárias entre homens e mulheres.