CHAMPIMÓVEL VISITA TABUAÇO

2018/10/08

 

A Câmara Municipal de Tabuaço em comemoração do 1º aniversário da abertura do espaço da Biblioteca Municipal ao público, acolheu a iniciativa da equipa de trabalho da respetiva Biblioteca, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Tabuaço, em trazer o “Champimóvel” às escolas, onde ficou instalado no parque de estacionamento das Piscinas Municipais de Tabuaço.

Mais de 200 alunos do 2º, 3º ciclo e Secundário, fizeram uma viagem ao interior do corpo humano. Os jovens assistiram a um filme animado e interativo, que pretende chamar atenção para o mundo da Ciência, dentro de uma cápsula interativa, apresentado num simulador móvel, transportado por um camião TIR.

O programa do respetivo filme começou no mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.

Este projeto é executado pela Fundação Champalimaud que procura despertar o interesse dos jovens estudantes pelos temas científicos e incentivar talentos nessa área, bem como, envolver ativamente alunos e professores na ação, através de um conjunto de atividades que ultrapassem a apresentação do filme, de maneira a manter o interesse dos jovens pela ciência.

A avaliar pelos comentários dos jovens contemplados, esta iniciativa foi um sucesso e acima de tudo, de grande utilidade no desenvolvimento do futuro através do estímulo dos estudantes pelo gosto da investigação e do desenvolvimento da Ciência a favor da Saúde Humana.