Segunda-feira, 16 Dezembro 2019
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Página Inicial
Destaques
Agenda MUNICIPAL
O sucesso da II Edição da Festa da Cereja

A Câmara Municipal de Tabuaço voltou a apoiar e promover, pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Cereja, com organização da União de Freguesias de Távora e Pereiro. O evento, cujo enfoque principal foi, evidentemente, a Cereja, teve lugar no passado domingo, 16 de Junho, em Távora e, além de vários grupos de animação contou, novamente, com a Feira dos Produtos Locais e Regionais e a Missa Campal com a bênção das cerejas.

Segundo a Câmara Municipal de Tabuaço, a realização desta iniciativa prende-se, acima de tudo, com a necessidade de divulgar um produto que é de excelência, tem qualidade e cuja produção tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, graças ao empenho dos produtores. Tal como no ano passado, a Festa a Cereja foi inserida num roteiro turístico divulgado nas várias unidades turísticas, nomeadamente, Quintas, Hotéis e Postos de Turismo da Região.

Carlos Carvalho, autarca Tabuacense, defende que “é imperativo divulgar e dar a conhecer o que temos de melhor”.

SALA DO FUTURO

Inserida na visita pastoral, foi inaugurada no passado dia 14 de Maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, com a bênção de vossa Excelência Reverendíssima D. António José da Rocha Couto, a nova sala de aprendizagem da Escola Abel Botelho, um projecto resultante de uma candidatura efectuada pela autarquia e aprovada na totalidade.

A Sala do Futuro é uma sala de aprendizagem, inserida nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, que visa essencialmente criar condições para promover o desenvolvimento de competências digitais dos alunos, facultando-lhes novas ferramentas de aprendizagem em áreas distintas da tecnologia, como é o caso da robótica, GPS, software educativo, entre outros, cativando os alunos para as áreas tecnológicas e fornecendo-lhes, desta forma, uma aprendizagem nas tecnologias até então inexistentes no Agrupamento de Escolas.

Para além da Sala do Futuro, a Câmara Municipal contribuiu ainda para a requalificação da sala de apoio ao Curso de Restauração, criando, assim, melhores condições de aprendizagem e aplicação de conhecimentos.

Para o presidente da Câmara Municipal, “ambos os projectos, além da capacidade intrínseca de ensino e aprendizagem e no auxílio nas políticas educativas de combate ao insucesso escolar, vêm também colmatar as saídas para outros estabelecimentos de ensino”.

A Visita pastoral, além dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Abel Botelho, contemplou ainda o ensino pré-escolar, sendo nos dias seguintes virada para o Ensino Secundário, tendo passado também por várias instituições do Concelho e Tabuaço, nomeadamente IPSS, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, entre outras.

TABUAÇO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

Tabuaço foi, mais uma vez, distinguido na área do cinema, desta vez no Festival Internacional que decorreu no Porto no passado final de semana.

Tabuaço destacou-se mais uma vez, provando que a aposta da Câmara Municipal na área do cinema, enquanto veículo de divulgação e promoção do território, é uma aposta certa e eficaz. Transfugo, dirigida por Rodrigo Tavares e realizada em Tabuaço em 2018, cujo elenco é constituído pelo TEATRAÇO, e contou, mais uma vez, com figurantes tabuacenses, ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem em Língua Portuguesa na terceira edição do Festival Internacional de Cinema, evento que, na área da sétima arte, visa promover o cinema português e mundial. O evento decorreu no Porto, nos dias 17 e 18 de maio, no Palácio do Freixo, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, entre actores, produtores e realizador.

Além de Transfugo, Rodrigo Tavares realizou ainda em Tabuaço “A Margem”, com Beto Coville e Luísa Ortigoso nos principais papéis, e ainda com o TEATRAÇO, curta-metragem também distinguida no Festival de Cinema, a decorrer em Palermo, Itália, no próximo mês de Junho.

TABUAÇO SELECCIONADO PARA AS 7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL

Tabuaço é um dos concorrentes à 1.ª edição do programa televisivo 7 Maravilhas Doces de Portugal. Das 907 candidaturas apresentadas por todo o país, Tabuaço conseguiu apurar 4 doces entre as 420 candidaturas aprovadas.

Manjar Conventual, Pudim de Ovos, Aletria Doce e Tarecos são os doces apresentados pela Câmara Municipal de Tabuaço e que acabaram apurados nesta primeira fase do programa 7 Maravilhas Doces de Portugal, a ser exibido pela RTP. Os quatro doces candidatos fazem parte do antigo receituário dos Monges do Convento de São Pedro das Águias e que a Câmara Municipal conseguiu resgatar, pretendendo agora divulgar estes doces conventuais como produtos típicos Tabuacenses. Para além destes, estiveram também a concurso o Bolo-rei de Tabuaço e o Folar de Azeite.

Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal estão apurados 420 candidatos, entre eles o Concelho de Tabuaço. Passando agora a uma segunda fase, um painel de especialistas irá reduzir esta lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces nas várias categorias.

Do distrito de Viseu, estão apurados Carregal do Sal (1 doce), Castro Daire (2 doces), Nelas (1 doce), Oliveira de Frades (1 doce), Resende (1 doce), S. João da Pesqueira (1 doce), S. Pedro do Sul (2 doces), Tabuaço (4 doces), Viseu (5 doces) e Vouzela (3 doces).

Os 140 doces apurados poderão ser votados pelos portugueses nas eliminatórias distritais e serão revelados a 7 de Maio pela RTP, num programa em directo.

Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro é uma realidade

 

Já é oficial a existência do CEPAD – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro. A assinatura da escritura teve lugar hoje em Tabuaço garantindo-se, assim, a promoção e valorização de um dos produtos mais importantes da Região.

O dia 11 de Abril marca o arranque oficial do CEPAD cuja escritura foi oficializada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço, na presença de autarcas, cooperativas, empresas e demais entidades ligadas ao azeite, desde a sua produção à comercialização.

Carlos Carvalho, autarca tabuacense e principal responsável pelo desenvolvimento deste Centro de Estudos, deu início à sessão de abertura do acto referindo que “hoje é um marco histórico para a cultura do olival e do azeite do Douro”, uma declaração de quem defende que o azeite da Região “é um dos melhores do mundo, motivo pelo qual é preciso reunir esforços que permitam, além de valorizar, estar na vanguarda da olivicultura e acompanhar a sua evolução através de novas formas de actuação, com base nas características únicas do nosso azeite”.

Um dos principais objectivos do CEPAD passa também por potenciar a investigação e divulgação de todas as acções técnicas-económicas, para o melhoramento da cultura da oliveira e do azeite, reforçando a sua comercialização nos mercados nacionais e internacionais.

Em Maio, altura em que terá lugar a primeira reunião da Assembleia Geral por forma a constituir os Órgãos Sociais do Centro de Estudos, será delineada a estratégia de funcionamento deste órgão que passará, numa primeira instância, pela elaboração do caderno de encargos que dará origem à Denominação de Origem Protegida do Azeite do Douro.

Tabuaço tem mais 13 bebés

13 jovens casais reuniram hoje, 28 de Março, na Câmara Municipal para mais uma atribuição dos cheques-bebé. A iniciativa teve lugar no Salão Nobre e juntam-se agora aos 114 já atribuídos desde 2014.

Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal receberam hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal 13 casais aos quais foi atribuído o chamado cheque-bebé, um apoio social à natalidade encarado como uma medida social que, de alguma forma, vem combater o visível e preocupante desequilíbrio demográfico numa população caracteristicamente envelhecida e, consequentemente, com baixa taxa de natalidade, um problema que não é exclusivo ao concelho de Tabuaço mas visível em todo o país e mais acentuado no interior. A propósito da medida social, que sofreu recentemente alterações ao seu regulamento, já não é a primeira vez que o autarca tabuacense refere que “não é por causa do incentivo em si que se tem um filho ou mais um filho, mas este dinheiro é uma ajuda capaz de promover algum conforto e bem-estar das famílias e é isso que está aqui em causa”.

Segundo os novos estatutos aprovados, verificados no ano anterior, cada casal passará a receber mil euros pelo primeiro filho, mil e quinhentos pelo segundo e dois mil euros por três ou mais filhos.

Estes 13 somam-se aos 114 já atribuídos desde 2014, totalizando, assim, 127 cheques-bebé no concelho de Tabuaço.

Dia da Árvore comemorado com um olhar sobre as florestas e o mar

 

A Câmara Municipal de Tabuaço assinalou mais um Dia Mundial da Árvore com os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No mesmo dia abriram ao público várias exposições de sensibilização para a protecção das florestas e do mar.

Foi no pré-histórico Cabeço das Pombas, em Pinheiros, que a Câmara Municipal reuniu os 180 alunos do 1.º ciclo para mais uma comemoração do Dia Mundial da Árvore. A preferência da plantação recaiu sobre árvores autóctones e de grande porte por forma a sensibilizar os alunos para a importância da preservação das árvores, não só no equilíbrio ambiental e ecológico mas também no resgate de carbono e combate às tão faladas alterações climáticas, contribuindo, de alguma forma, para uma melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, da qualidade de vida.

 

Os alunos da creche da Santa Casa da Misericórdia foram também contemplados com uma acção de plantio pela Junta de Freguesia de Tabuaço, iniciando, assim, a sua primeira experiência de plantação. A azálea foi cultivada no recinto da Creche para que os pequenitos possam acompanhar o seu crescimento.

Ainda no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de Março, estão também patentes no espaço da Biblioteca Municipal várias exposições de sensibilização para a protecção da floresta e do mar, cedidas pelos Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos e Viana do Castelo. As exposições são abertas ao público em geral, gratuitas e estarão disponíveis para visita até dia 1 de Maio.

O dia Mundial da Árvore ou da Floresta é assinalado desde 1872 nos Estados Unidos da América. Em Portugal a primeira Festa da Árvore comemorou-se em Março de 1912 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972.

Há bola na Escola

Há bola na Escola

A iniciativa é da Associação de Futebol de Viseu e ambiciona abranger todo o distrito de Viseu. Tabuaço não é excepção e a tarde de ontem, dia 21 de Março, foi preenchida com o desporto rei no novo relvado do Estádio Municipal de Tabuaço.

A competição não é, efectivamente, o objectivo do projecto “Há Bola na Escola” criado pela AFV – Associação de Futebol de Viseu – antes uma iniciativa que pretende promover o futebol junto das crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, introduzindo a modalidade de uma forma mais regular nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), promovendo aquela que é uma das modalidades mais apreciada e praticada no país.

A primeira abordagem do projecto com o município de Tabuaço ocorreu no ano passado, na cerimónia de homenagem a Fábio Cecílio, altura em que foi assinado o protocolo de colaboração com o Município de Tabuaço e a AFV, instituidora do projecto. Para José Alberto Ferreira, presidente da Associação de Futebol de Viseu, para além da componente desportiva e do fair-play, o futebol, e consequentemente o programa desportivo “Há Bola na Escola, têm também a capacidade de instituir e promover valores essenciais à sociedade, nomeadamente, responsabilidade, solidariedade e respeito”.

Carlos Carvalho, presidente da autarquia tabuacense, defende que “Tabuaço tem uma forte tradição no futebol, primeiro com o Grupo de desportivo de Tabuaço e depois com a AJAB, entidade responsável pela introdução do futebol na maioria dos jovens tabuacenses, e de onde saíram nomes como Fábio Cecílio, Cristiano Marques ou Luís Carlos Martins, e mais recentemente com a activação do Grupo Desportivo de Arcos que reúne uma equipa de talentos e bons resultados na modalidade a nível regional e distrital”, e que esta parceria com a AFV através do “Há Bola na escola” só vem “fortalecer o incentivo à prática da modalidade já existente no concelho de Tabuaço”.

Com este protocolo, a AFV em parceria com a Câmara de Tabuaço, e a par de outras autarquias protocoladas no Distrito de Viseu, pretendem alargar a base de apoio ao desporto. Segundo o presidente da AFV, para quem as autarquias são “a alavanca das modalidades desportivas, através das infra-estruturas e do apoio financeiro” cedidos aos clubes e

CONCURSO “ESTE NATAL COMPRE NO COMÉRCIO LOCAL

 

Aproxima-se a época natalícia e com ela, o Município de Tabuaço, pelo segundo ano consecutivo, vai levar a efeito o concurso “Este Natal compre no Comércio Local”, que visa estimular, promover e dinamizar a economia do concelho, sensibilizando os munícipes a fazerem as suas compras de Natal no comércio local.

Desta forma, os munícipes que optarem por fazer as suas compras nos estabelecimentos do concelho de Tabuaço aderentes ao concurso, devidamente identificados, no período compreendido entre 1 de dezembro de 2018 e 5 de janeiro de 2019 recebem uma senha por cada 10€ em compras. Com essas senhas ficam habilitados a receber vales de compras que serão sorteados no dia 10 de janeiro de 2019, pelas 16h30, no Salão Nobre do Município em Tabuaço.

Os vales de compras vão de 25€ a 250€ e, podem depois de atribuídos em sorteio, ser utilizados em qualquer estabelecimento do concelho aderentes ao concurso até 30 de junho de 2019.

Alerta-se para a necessidade dos compradores manterem na sua posse o talão da compra que lhe deu direito a(s) senha(s), uma vez que caso a sua senha seja uma das sorteadas, ser-lhe-á exigida a apresentação do talão da compra aquando da reclamação do devido prémio.

As regras de participação encontram-se AQUI.

A lista de comércios aderentes encontra-se AQUI.

 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “DOURO À TUA FRENTE” de SOBRAL CENTENO

 

 

Uma exposição de pintura, intitulada de “Douro à Tua Frente”, estará em exibição de 8 de dezembro a 27 de janeiro de 2019.

Na longa duração, a produção artística de Sobral Centeno, exposta em várias séries (e subséries) que a podem datar, num quadro de alusões e coerências propõem-nos, num suposto fechamento, uma abordagem às vivências e referências a várias latitudes, geografias e causas.

A causa desta exposição, “O Douro à tua frente”, visa, necessariamente ser um hino, uma homenagem, às gentes durienses, aos seus lugares de memória, aos tempos de infância do próprio Artista.

 

ESTAMOS JUNTOS PELOS CASTELOS NATURAIS DE CABRIZ!

 

Ainda não votou?

O seu voto é importante para esta candidatura!

Vote e apele ao voto naquela que é a única candidatura do Concelho de Tabuaço no Orçamento Participativo.

ESTAMOS JUNTOS PELOS CASTELOS NATURAIS DE CABRIZ!

Em caso de dúvida contacte a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal

https://opp.gov.pt/proj/806

 

 

TABUAÇO É PALCO PARA DANÇAS DO MUNDO

Dia 7 de agosto Tabuaço acolhe, mais uma vez, o Festival Internacional de Folclore, este ano na IV edição. O espectáculo, terá lugar na Avenida António Augusto da Silva Barradas pelas 21 horas

Exposição de Fotografia – “ Douro Património da Humanidade”

O Museu do Imaginário Duriense (MIDU), acolhe a exposição de fotografia “Douro Património da Humanidade”, até  11 de março de 2018.

XII ENCONTRO CANTARES DAS JANEIRAS

À semelhança dos anos anteriores, o  XII Encontro de Cantares das Janeiras realiza-se no dia 14 de janeiro, pelas 15H na Igreja Matriz de Chavães.

 


FINS DE SEMANAS GASTRONÓMICOS 2018 NO FIM DE SEMANA 5,6 E 7 DE JANEIRO

Tabuaço volta este ano a promover o seu Fim de Semana Gastronómico entre os dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2018, contando com nove restaurantes aderentes em todo o concelho.

 


Auto de Natal em Sendim

Era no tempo de Herodes, na hora do incenso... Zacarias estava no Templo e o Anjo Gabriel dá-lhe a Boa Nova - João virá para preparar os caminhos para a vinda do Filho de Deus...E assim começa a mais bela história da Humanidade!

O TEATRAÇO, com a participação da Banda de Música de Sendim, apresenta Auto de Natal, no dia 23 de Dezembro, na Vila de Sendim, pelas 21horas.

Abertas Candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - SI2E

Encontram-se já publicados, no Balcão 2020, no Site do NORTE2020 e no site da CIMDOURO, os avisos de abertura de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - SI2E.

O SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o principal objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego. Na NUT III Douro é implementado com verbas do NORTE 2020, através do FEDER e do FSE, e gerido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO) e pelos Grupos de Ação Local.

Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia (FEDER e/ou FSE) para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, envolvendo projetos de investimento e a criação líquida de postos de trabalho, em qualquer das modalidades de apoio.

O incentivo a fundo perdido (FEDER) varia entre 40% a 60% do investimento elegível, fazendo parte das despesas elegíveis, os seguintes investimentos: Aquisição de máquinas e equipamentos; Aquisição de equipamentos informáticos e software; Criação e registo de novas marcas ou coleções; Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, projetos de arquitetura e de engenharia; Obras de remodelação ou adaptação; Participação em feiras e exposição no estrangeiro.

Adicionalmente, por cada posto de trabalho criado é concedido um apoio FSE até 18 meses, com o valor limite mensal de 421,32 euros (IAS).

 

Oportunamente serão realizadas Sessões de Divulgação, abertas ao público e organizadas em conjunto pela CIMDOURO e Grupos de Ação Local.

Comunidade Intermunicipal do Douro reuniu em Tabuaço

A Comunidade Intermunicipal do Douro ( CIM Douro) abrange os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Freixo de Espada à Cinta, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Este organismo a quem compete articular a acção do governo com os municípios, reúne regularmente e de forma rotativa pelas autarquias que integram esta comunidade.

No passado dia 29 de março e sob a presidência de Francisco Lopes- actual autarca de Lamego – foi realizada uma reunião que decorreu no museu do Imaginário Duriense em Tabuaço. O presidente da Câmara Carlos Carvalho, recebeu os seus homólogos a quem deu as boas vindas e durante a reunião foram debatidos vários assuntos, como a alteração ao regulamento interno da CIM, bem como a prestação de contas e revisão aos instrumentos previsionais referente ao ano em curso.

Foram ainda discutidos alguns projectos e candidaturas intermunicipais, com destaque para a Modernização Administrativa, Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, Eficiência Energética e Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego. No âmbito do Turismo foi distribuído Material Promocional e apresentado o Repositório de Informação Digital do Douro.

A concluir os trabalhos, os membros da CIM Douro, abordaram ainda assuntos sobre a Protecção Civil e a Liga Portuguesas dos Direitos do Animal.

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Das mais de 30 árvores plantadas na área envolvente à capela de Santa Luzia em Sendim, 12 delas foram colocadas pelos alunos da escola do 1º Ciclo e Jardim-de Infância, uma por cada sala de aulas, com a ajuda dos sapadores florestais. Acompanhados pelos professores (do Agrupamento de Escolas e da CAF) e auxiliares de educação, esta iniciativa, decorreu no Dia Mundial da Árvore e teve a visita do Presidente da Câmara Carlos Carvalho, do Vice Presidente José Carlos Silva e ainda do pe. Luís António, pároco de Sendim. A acção foi desenvolvida pela autarquia em colaboração com o Agrupamento de Escolas e teve como finalidade, sensibilizar os alunos para a defesa do meio ambiente e a preservação das árvores, tão indispensáveis à sobrevivência dos seres vivos no planeta. No final, procedeu-se à largada de balões “amigos do ambiente” e foi distribuído um lanche a cada criança.

Dia Internacional da Mulher - Comemorado nas Piscinas Municipais

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher e durante quase duas horas de intenso exercício físico, cerca de 70 utentes das piscinas municipais cobertas de Tabuaço participaram numa mega aula de hidroginástica ministrada pelos professores Paulo Crisóstomo, Vanessa Ferraz, Miguel Carona, Bruno Fernandes e Raquel Marinho. Posteriormente partilharam um bolo e a cada mulher foi entregue uma flor, para assinalar a data. O Presidente da Câmara, Carlos Carvalho, saudou em nome das presentes todas as mulheres do concelho e elogiou a determinação das que usam as piscinas, realçando a importância que este equipamento tem ao serviço dos tabuacenses.

Proteção Civil Distrital reuniu em Tabuaço

Decorreu dia 22 em Tabuaço, no salão nobre do município uma reunião alargada do Centro de Coordenação Operacional Distrital, onde nos termos das atribuições fez-se a monotorização e a avaliação da actividade das diversas entidades integrantes do C.C.O.D.

A sessão foi aberta pelo senhor Presidente da Câmara Carlos Carvalho, dando as boas vindas a todos os intervenientes e salientou que a articulação entre todos os organismos resulte sempre em benefício das populações.

Procedeu-se de seguida à apresentação do senhor Miguel Ângelo como comandante da Protecção Civil Distrital, na presença das estruturas concelhias como IPSS, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários de Tabuaço.

Pela Dra. Teresa Costa, da GEOATRIBUTO Lda. foi feita a apresentação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Exposição de Pintura de Angelina Lemos no MIDU

Inauguração da Exposição de Pintura, elaborada por Angelina Lemos, no dia 26 de Novembro de 2016, pelas 17h00, no Museu do Imaginário Duriense (MIDU), em Tabuaço.

Angelina Lemos nasceu a 20 de Julho de 1946, em Tabosa, freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu, numa região também conhecida como “Terras do Demo”, assim designada pelo escritor Aquilino Ribeiro, nascido igualmente na freguesia.

Terminando o ensino secundário, a artista rumou a Lisboa, onde ingressou na antiga TLP (Telefones de Lisboa e Porto), actual Portugal Telecom (PT), tendo aí trabalhado até se reformar, exercendo actividade durante 40 anos.

Desde nova sempre mostrou uma grande habilidade para as artes, tanto poesia, como artesanato,  desenho e pintura, tendo frequentado por breve período o Curso de Pintura na Associação dos Artesãos da Região de Lisboa, onde também participou em várias exposições, tal como nas galerias do Clube PT, em Lisboa e Porto.

É neste sentido e de uma forma quase autodidacta que se dedica à pintura a óleo sobre tela à cerca de 26 anos, onde a artista sempre soube expressar o que lhe vai na alma, pintando retratos, paisagens e natureza morta.

Dos seus trabalhos, ressalta a pintura de moinhos, uma das grandes paixões da artista, tendo sido já convidada para participar com os seus trabalhos em variadas exposições por    diversas zonas do país, tanto colectivas, como individuais.

 

É responsável pelo ensino de pintura, em regime de voluntariado, ensinando os alunos que queiram aprender, no Núcleo de Sintra da Delegação de Lisboa da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Massamá, Concelho de Sintra, desde 2008,  tendo realizado um trabalho meritório com muitos alunos.

TEATRAÇO EXPÕE CONTOS OCULTOS DE TABUAÇO

Está patente ao público, desde o dia 23 de Setembro, no Museu Abel Botelho.

Notícias
04/12/2019

ESPAÇO CULTURAL ANDRÉ MÔA

 

A Câmara Municipal de Tabuaço inaugurou na passada sexta-feira, 29 de Novembro, um novo espaço na Biblioteca Municipal de Tabuaço, uma acção que assinalou os 80 anos do nascimento de José Guilherme Macedo Fernandes.

 

Foi entre amigos que se assinalaram os 80 anos do nascimento do jurista, escritor, poeta, dramaturgo e ensaísta, homenageado com a inauguração e abertura do novo Espaço Cultural que dá nome ao pseudónimo literário André Môa.

04/12/2019

TABUAÇO NAS COMEMORAÇÕES DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

 

A Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi palco do tradicional desfile comemorativo das comemorações da Restauração da Independência no passado domingo, 1 de Dezembro. Mais de 1600 músicos desfilaram naquele que é o maior desfile de Bandas de Música do país, e Tabuaço esteve devidamente representado pela Banda de Música de Sendim.

 

29/11/2019

JÁ É NATAL EM TABUAÇO

As iniciativas promovidas pelo Município começam já a 01 de Dezembro e prolongam-se até 10 de Janeiro. Naquela que será, provavelmente, uma das épocas mais aguardadas, as palavras em destaque são promoção e divulgação, do concelho, do comércio e do que melhor se faz no território.

 

A marcar o início da época natalícia, e pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal leva a cabo o concurso “Este Natal Compre no Comércio Local”, cujo objectivo passa por dinamizar e promover a economia local, sensibilizando os munícipes e visitantes a fazer as suas compras nas lojas do concelho de Tabuaço. A partir do dia 01 de Dezembro, até 09 de Janeiro, as senhas estão disponíveis nos vários espaços comerciais aderentes e o concurso está marcado para o dia 10 de Janeiro, no salão Nobre da Câmara Municipal. As palavras em destaque são, por isso, promoção e divulgação, do concelho, do comércio e do que melhor se faz no território. Assim, também com o intuito de promover um dos produtos mais emblemáticos e associados a Tabuaço, a Câmara Municipal terá, nos dias 07 e 08 de Dezembro, um stand de venda e promoção do bolo-rei de Tabuaço no Shopping do Palácio de Gelo em Viseu. A iniciativa pretende mostrar que o Bolo-rei de Tabuaço continua a ser um produto de qualidade e que não pode deixar de estar associado ao concelho.

Em época de natal, Associações e outras Entidades oficiais são novamente desafiadas a associarem-se ao Município na decoração que assinala a época natalícia. “Juntos Fazemos Natal” vai na segunda edição e as decorações propostas, instaladas em diferentes pontos da Vila, podem ser vistas já a partir do dia 8 de Dezembro, altura em que se comemora também a Padroeira de Tabuaço, Nossa Senhora da Conceição. (...)

27/11/2019

 

CONCURSO
“ESTE NATAL COMPRE NO COMÉRCIO LOCAL”

Aproxima-se a época natalícia e com ela, o Município de Tabuaço, pelo terceiro ano consecutivo, vai levar a efeito o concurso “Este Natal compre no Comércio Local”, que visa estimular, promover e dinamizar a economia do concelho, sensibilizando os munícipes a fazerem as suas compras de Natal no comércio local.

Desta forma, os munícipes que optarem por fazer as suas compras nos estabelecimentos do concelho de Tabuaço aderentes ao concurso, devidamente identificados, no período compreendido entre 1 de dezembro de 2019 e 9 de janeiro de 2020 recebem uma senha por cada 10€ em compras. Com essas senhas ficam habilitados a receber vales de compras que serão sorteados no dia 10 de janeiro de 2020, pelas 16h30, no Salão Nobre do Município em Tabuaço.

Os vales de compras vão de 25€ a 250€ e, podem depois de atribuídos em sorteio, ser utilizados em qualquer estabelecimento do concelho aderentes ao concurso até 30 de junho de 2020.

Alerta-se para a necessidade dos compradores manterem na sua posse o talão da compra que lhe deu direito a(s) senha(s), uma vez que caso a sua senha seja uma das sorteadas, ser-lhe-á exigida a apresentação do talão da compra aquando da reclamação do devido prémio.

As regras de participação encontram-se AQUI.

 

27/11/2019

Vinho, azeite, bolo-rei, cultura e património foram alguns dos destaques que a Câmara Municipal fez questão de apresentar em Valladolid, afirmando, mais uma vez, Tabuaço como destino de eleição na região do Douro.

O concelho de Tabuaço voltou a fazer-se notar numa feira de âmbito turístico, por iniciativa da Câmara Municipal, desta vez na INTUR, em Valladolid, um dos mais importantes certames no cenário de divulgação turística e que há cerca de 23 anos promove e divulga os principais destinos turísticos de Interior. Para o Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço o concelho não podia deixar de se representar, acima de tudo porque se trata de um território que reúne características únicas e intrínsecas que lhe conferem, naturalmente, as condições necessárias para ser um destino turístico de eleição no Interior e com capacidade para, também, combater a tão falada sazonalidade.

A feira decorreu de 22 a 25 de Novembro, e além da gastronomia e da doçaria, estiveram ainda em destaque, e como não podia deixar de ser, os vinhos, o azeite e todo o património cultural, arquitectónico e paisagístico do concelho. ....

18/11/2019

MA VISÃO PARA O FUTURO DA SAÚDE NO DOURO SUL

A descentralização foi o tema central da primeira conferência integrada no Ciclo de Conferências Fórum Saúde XXI-Douro Sul.

 

O evento realizou-se no dia 16 de Novembro no Salão Nobre da Câmara de Tabuaço e reuniu perto de uma centena de pessoas, que durante uma manhã puderam assistir a vários debates sobre o papel da descentralização no domínio da saúde.

 

Após a sessão de boas vindas a cargo do senhor Presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, foi a vez do Prof. Mário Pinto, assessor da Presidência da República para a área da saúde, dirigir algumas palavras à assistência.

 

No centro do debate esteve a transferência de competências no domínio da saúde e o respetivo impacto na saúde dos cidadãos.

 

Quais deverão ser as políticas de saúde? Qual o papel do cidadão? Quais os incentivos para a adoção de hábitos de vida mais saudável? Estas foram algumas das perguntas a que o deputado Dr. Ricardo Baptista Leite procurou responder na sua intervenção.

 

A Administração Regional de Saúde do Norte esteve representada pelo Dr. Ponciano Oliveira, que apresentou as bases legais e administrativas da transferência de competências para os municípios e respondeu a algumas questões colocadas pela Dra. Albertina Cardoso, Diretora Executiva dos Agrupamentos dos Centros de Saúde do Douro Sul.

 

A segunda parte do debate centrou-se no papel da descentralização enquanto fator de promoção da equidade no acesso à inovação em saúde.

 

Moderado pelo Prof. Paulo Santos, da Faculdade de Medicina do Porto, contou com a participação do Dr. Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, da Dra. Anabela Morais do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Dr. António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e do Dr. Domingos Nascimento que apresentou o projeto Aldeias Humanitar.

 

Encerrou a sessão, o senhor Secretário de Estado da Saúde, Dr. António Sales.

 

Após a Conferência realizou-se um almoço convívio que decorreu no lar de Sendim.

15/11/2019

No ano em que se assinalam os 40 anos do SNS é importante realçar o seu impacto na sociedade portuguesa, nomeadamente como fator de coesão social. Mas, é também o momento de refletirmos sobre as expectativas futuras dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.

O envelhecimento da população sendo um fator positivo, acarreta um conjunto de novos desafios, quer ao nível da morbilidade múltipla, quer ao nível das doenças mentais, particularmente na área da demência.

PARA FAZER FACE A ESTES DESAFIOS É NECESSÁRIO INTEGRAR E DESCENTRALIZAR.

A integração dos cuidados primários, hospitalares e continuados, mais do que uma moda, é uma inevitabilidade que temos de aceitar e implementar. A descentralização é forma mais fácil de aproximar o SNS das pessoas e das suas necessidades e expetativas relativamente à saúde em geral e aos cuidados integrados em particular.

Debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Douro Sul, é o que propõem o Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Tabuaço, com a realização do “Douro Sul • Ciclo de Conferências Fórum Saúde XXI e, dada a importância e a pertinência do tema para a sociedade actual, a Câmara Municipal de Tabuaço gostaria de poder contar com o V. o meio de Comunicação na divulgação deste evento, que decorre amanhã, dia 16 de Novembro, a partir das 09h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço.

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-douro-sul-ciclo-de-con…

Link para Facebook:
https://www.facebook.com/events/519294285516891/

12/11/2019

Esteve animada a tradicional festa de S. Martinho de Chavães, evento que decorreu de 9 a 11 de Novembro e que pela primeira vez promoveu o I Festival da Castanha do Concelho de Tabuaço. Três dias de divulgação e de sucesso para um produto característico de Tabuaço e cuja produção tem vindo a aumentar.

Com o objectivo de divulgar e prestigiar um produto que é de qualidade e característico do concelho, a Junta de Freguesia de Chavães, com o apoio da Câmara Municipal, organizou a primeira edição do Festival da Castanha do Concelho de Tabuaço. Como não podia deixar de ser o enfoque esteve na castanha, um produto de qualidade e que tem merecido cada vez mais a atenção e a dedicação dos produtores, assumindo que a castanha de Tabuaço tem qualidade, é um produto de excelência e cuja produção tem aumentado consideravelmente de ano para ano. Segundo informações dos produtores, Tabuaço está a produzir actualmente cerca de 400 toneladas de castanha por ano sendo que a freguesia de Chavães detém quase 60% da produção do concelho. Valores que, sem dúvida, têm peso e importância na economia local.

28/10/2019

Tem 50 anos ou mais? Tem vontade de aprender e conviver? Então, a Universidade Sénior de Tabuaço (UST) está de portas abertas para o(a) receber.

As inscrições para o ano letivo 2019/20 estão abertas na BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TABUAÇO (Espaço Internet).
A UST, vai retomar a sua atividade com uma sessão de apresentação no dia 4 de novembro de 2019, pelas 14h30, na sala da UST na Biblioteca Municipal de Tabuaço (Parque Municipal do Lago), com o início efetivo das aulas no dia 5 de novembro de 2019.

A Universidade Sénior é um espaço que pretende promover o envelhecimento ativo, combater a solidão, fomentar relações interpessoais, realizar estimulação cognitiva e promover o conhecimento e a aprendizagem, tal como o desenvolvimento pessoal.

18/10/2019

As Freguesias de Tabuaço vão receber cursos sobre compostagem doméstica com a distribuição gratuita de um manual a todos os participantes.

 

Antevendo o futuro da gestão de resíduos urbanos em Portugal (PERSU2020+), o Município de Tabuaço tornou-se o 1.º concelho português a aplicar a Compostagem Doméstica e Comunitária a todo o território através do projecto JuntaR - para compostagem e reciclagem circular -  encarando estes géneros de compostagem como uma verdadeira ferramenta de gestão de resíduos.

Actualmente, todas as freguesia têm na via pública compostores comunitários de 900 e 330 litros para tratar bioresíduos,como cascas de vegetais, legumes, hortaliças, fruta, guardanapos e papel de cozinha usado, borras de café ou aparas de relva, resíduos facilmente degradáveis pela acção de microrganismos e que no final do processo de compostagem resulta num composto útil para a agricultura e jardins.

Assim, empenhados no sucesso da iniciativa, arrancam hoje, dia 18 de Outubro, em todas as freguesias, cursos sobre compostagem doméstica e cuja formação passa pela instrução na construção de compostores de baixo custo e respectivo funcionamento, contando também com a entrega de um manual prático ilustrado sobre o processo de compostagem.

Inquéritos
Quais suas habilitações literárias?
Ensino Básico
Ensino Secundário
Curso Tecnológico/Profissional
Curso Superior
Outro
Livro de Visitas
Cartaz