Terça-feira, 28 Março 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Comunicação > Obras Municipais
Santa Leocádia

Trata-se de uma freguesia onde é significativa a cultura do azeite e onde, desde épocas recuadas, a população se dedica à agricultura e à produção vinícola.

A igreja matriz de Santa Leocádia, construída no séc. XVII, é um dos monumentos do concelho de Tabuaço mais dignos de visita. De estilo tipicamente barroco nacional, pode apreciar-se no seu interior os caixotões pintados que representam a vida dos santos.


Outras informações:

Concelho: Tabuaço
Área: 2,99 km²
População: 134 hab. (2001)
Densidade: 44,8 hab./km²
Orago: s. Bartolomeu


Igreja Matriz de Santa Leocádia



Igreja de São Bartolomeu

Acesso: De Tabuaço, pela EN 226-2, voltando à direita pela EM 513, até Santa Leocádia;
Gauss: M-242.474, P-462.249, CMP, Fl. 127

O templo, de arquitectura barroca, foi construído no séc. XVII mas veio a sofrer alterações nos séculos XVIII, XIX e XX.


Ponte de Santa Leocádia

Acesso: À saída de Tabuaço para EM 512, a 500 m. para Santa Leocádia; a 4,3 Km. para Santo Adrião, situando-se a 2,1 Km. sobre o Rio Tedo.

Esta ligação, que outrora serviu duas vias secundárias ou municipais (viae vicinales) - entre Moimenta da Beira e Tabuaço e o rio Douro, que convergiam no local da ponte - está isolada em vale muito arborizado, com vegetação de castanheiros, carvalhos, oliveiras e encostas vinícolas, e integra uma via romana.
A época de construção foi no século XVII, embora a sua construção primitiva aponte para o século II a.C. ou I d.C., integrada na rede viária romana.  Tipologicamente, é de arquitectura civil seiscentista. É, caracteristicamente, uma ponte de cavalete pouco pronunciado, com dois arcos de volta perfeita numa única fiada.


Capela de Nossa Senhora da Saúde

A Capela de Nossa Senhora da Saúde, é um imóvel tipicamente novecentista, e de interesse arquitectónico.

Desde a Idade Média e até inícios do séc. XVIII, Santa Leocádia foi um simples lugar da paróquia de Sabroso, pertencendo ao concelho de Barcos, no antigo Couto dos senhores de Leomil.


Santa Leocádia é rica em vestígios arqueológicos, podendo referir-se a Ponte antiga de Santo Adrião sobre o rio Tedo e que liga os concelhos de Tabuaço e Armamar, classificada como Imóvel de Interesse Público, os vestígios romanos junto à Escola Primária, a Villa romana do Moirão e o Casal Romano de Ribeira das Mestras.