Sábado, 18 Agosto 2018
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Espaços Museológicos
Museu Abel Botelho

 

Localizado no centro histórico da vila de Tabuaço, o Museu Abel Botelho é um espaço de divulgação e difusão da cultura tabuacense e duriense.

 

A recuperação deste edifício consistiu na reforma e restauro de um imóvel parcialmente em ruina, preservando a sua fachada original, que em outros tempos terá funcionado como habitação, com o objectivo de reforçar a homogeneidade urbana da zona tradicional da vila e homenagear o célebre escritor e diplomata tabuacense Abel Botelho, que dá nome a este espaço.

 

Inaugurado em Setembro de 2013, este museu é dotado de 4 salas polivalentes, destinadas a receber várias actividades culturais, exposições temporárias, eventos (declamação de poesia ou outros), podendo servir como componente de divulgação dos diversos pontos turísticos localizados no concelho de Tabuaço, sendo que possui um espaço museológico com o espólio do escritor e poeta Abel Botelho e uma zona de leitura.

 

O contraste exterior informa, visualmente, sobre a funcionalidade da construção e ergue-se numa intervenção que mostra o respeito recíproco entre arquitectura tradicional e a contemporânea.

 

O Museu Abel Botelho é considerado um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias estão ali prontas para serem narradas. É um espaço simbólico, muitas vezes mágico e surpreendente, capaz de oferecer uma experiência educativa e divertida.

 

 

ENTIDADE GESTORA

Município de Tabuaço

 

MORADA

Largo 5 de Outubro

5120– 390 Tabuaço

Coordenadas GPS: 41º 07`02.31”N / 7º 33`56.39”W


CONTACTOS

Telf: 254 001 178

e-mail: museuabelbotelho@cm-tabuaco.pt


Horário de Funcionamento:

De 2ª a 6ª feira

09:00h - 12:30h / 14:00h - 17:30h

Sábados, Domingos e Feriados

10:00h - 12:30h / 14:00h - 17:00h

Entrada gratuita

 


 


 

 


 

 


 

BIOGRAFIA ABEL BOTELHO . Saber mais ->

 


 

EXPOSIÇÃO DE ANTÓNIO OLIVEIRA NO MUSEU ABEL BOTELHO

 

António Oliveira, artista e artesão local, volta a expor no Museu Abel Botelho, de 4 de dezembro a 28 de fevereiro.

 

Nascido em Tabuaço, o autodidacta António Oliveira sempre nutriu grande paixão pela Arte, destacando-se a pintura e o artesanato.


Ao longo dos últimos anos experimentou várias técnicas de pintura sobre tela, para além de também pintar murais, cerâmica, vidro, madeira, pedra e outros tipos de restauro.


No artesanato criou diversas peças tais como casas, relógios, cinzeiros, castiçais, cruxifixos entre outros.


No seu currículo tem já inúmeras exposições individuais e colectivas, tendo já participado em diversas feira de artesanato, medievais e encontros de artistas.


Venha visitar Tabuaço, e desvende os Segredos da Região do Douro.

 

 

PDF da Exposição ->