Domingo, 22 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Museu MIDU
Museu do Imaginário Duriense

O Museu do Imaginário Duriense (MIDU), inaugurado em Janeiro de 2009, representa o primeiro dos onze núcleos museológicos que o Museu do Douro ambiciona criar na Região Demarcada do Douro.
A sua exposição inaugural intitulada "Olhares sobre Alpajares", parte da lenda da construção da calçada de Alpajares ou do Diabo (como também é conhecida), situada no Concelho de Freixo de Espada à Cinta. Trata-se da primeira exposição temporária, apresentando diferentes visões do importante património imaterial existente na região do Douro.
Segundo o Professor Alexandre Parafita, "Tabuaço é um Concelho muito denso no seu lendário que tem aldeias isoladas, e as aldeias isoladas geralmente concentram muita religiosidade popular, muitas superstições, muitas crenças...". Partindo desta afirmação, compreende-se que Tabuaço e o Museu do Imaginário Duriense tenham sido escolhidos para representar a componente imaterial do Museu do Douro.
Na sua essência, o MIDU pretende ser um espaço de divulgação e preservação de todas as manifestações do imaginário tradicional do Douro, tanto na vertente do património imaterial herdado (lendas, tradições, cancioneiro, romanceiro, etc.), como na vertente da utopia e da imaginação das novas gerações. A sua ligação a espaços de referência de lendas e tradições pretende alargar a acção do museu ao território duriense, através de roteiros de visita e evocação.