Terça-feira, 28 Março 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Património
Távora

Esta é, pela sua História, uma das freguesias mais emblemáticas do concelho de Tabuaço. Foi vila e sede de concelho até ao séc. XIX.
A sua História está intimamente ligada aos Távoras e à Quinta do Convento de S. Pedro das Águias, hoje uma quinta particular produtora de vinho.
De Távora são também famosas as cerejas, produzidas em quantidade e de excelente qualidade sendo a sua produção uma das actividades essenciais na freguesia.


Outras informações:

Concelho: Tabuaço
Área: 6,98 km²
População: 420 hab. (2001)
Densidade: 60,2 hab./km²


Igreja Matriz de Távora
Acesso: De Tabuaço, pela EN 323, até Távora, no Lg. do Adro;
Gauss: M- 250428, P- 459164, CMP, Fl. 139

O templo foi construído no séc. XVII, embora o séc. XI seja a data provável da fundação da primitiva igreja, dedicada a S. João Baptista, pelos ascendentes dos Távoras.
Sofreu remodelações durante o decorrer dos séculos XVIII, XIX e XX.
Com uma arquitectura tipicamente religiosa, barroca, rococó e neoclássica, é um templo tipologicamente distinto dos existentes no concelho de Tabuaço, dado ter sido construído desde os alicerces no terceiro quartel de setecentos, ao gosto barroco e rococó.


Capela da Senhora dos Prazeres
Acesso: De Tabuaço, pela EN 323, até Távora, no lugar de Cimo de Vila; Gauss: M- 250210, P- 459285, CMP, Fl. 139

A capela foi construída no séc. XVIII. A arquitectura é tipicamente religiosa, barroca e rococó, com pormenores de transição para o neoclássico. No entanto, a Idade Média é a data provável da formação de uma comunidade cristã luso-romana, no castelo do Falcão, com edificação da capela.
Terá sido fundada, como quer a tradição, por D. Tedon e D. Rausendo pelos anos de 1040. Perto do local da construção deste templo, descobriram-se cinco sepulturas cavadas na rocha e, entre as ruínas do castelo, fragmentos de cerâmica, mós e moinhos de mão, talvez de origem tardo-romana.


Capela de Santa Bárbara

Acesso: De Tabuaço, pela EN 323, até Távora, entre os Lugar de Cimo de Vila e Quintã, à beira da EN;
Gauss: M- 250694, P- 459044, CMP, Fl. 139

A edificação da capela, de arquitectura religiosa revivalista, data de 1904, altura da construção do retábulo barroco com elementos maneiristas. Em 1984 dá-se início à construção de um coreto no adro da capela.


Capela de Santo António

Acesso: De Tabuaço, pela EN 323, até Távora, no Lugar de Casal Telo;
Gauss: M- 250705, P- 459424, CMP, Fl. 139

O século XVI marca a data de construção desta capela, cuja arquitectura é tipicamente religiosa e maneirista.