Terça-feira, 28 Março 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Património
Longa

Foi sede de concelho até 1836, quando foi integrada no município de São Cosmado. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 493 habitantes. Em 24 de Outubro de 1855, com a extinção do concelho de São Cosmado, a freguesia passou para o concelho de Tabuaço.

A freguesia é rica em belos solares e nobres casas caracteristicamente quinhentistas, seiscentistas e oitocentistas. Abastada também em arquitectura religiosa, não podemos deixar de referir, também na freguesia, a Citânia de Longa, um marco histórico-cultural datado da Idade do Bronze (1200 - 700 a.C.).


Outras informações:

Concelho: Tabuaço
Área: 7,26 km²
População: 357 hab. (2001)
Densidade: 49,2 hab./km²
Orago: São Pelágio


Igreja Matriz de Longa


Igreja de São Pelágio
Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa, a 400 m., no Lg. da Igreja

A igreja foi construída supostamente no séc. XII ou XIII sofrendo depois alterações nos séculos XIV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XX.

De arquitectura tipicamente religiosa, maneirista e barroca, esta é a igreja com a mais alta torre sineira do concelho de Tabuaço. O interior do templo demonstra um excelente efeito cenográfico provocado pela conjugação de elementos maneiristas, barrocos e rococós, que o tornam significativamente importante como exemplo de estudo da evolução do barroco regional.


Capela de Nossa Senhora da Saúde

Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa, na EM 514, à esquerda, a 300 m. para a R. do Mártir; nesta, a 100 m. para a esquerda, na R. da Senhora da Saúde.

O culto à Nossa Senhora da Saúde teve início já no séc. XVII na capela de S. Sebastião Mártir. A capela só viria a ser construída em 1930, uma construção revivalista neoclássica.
Continua a ser uma das maiores romarias do concelho de Tabuaço, sendo celebrada no primeiro domingo de Agosto.


Capela de Santo António
Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa, a 500 m., na EM 514, à esquerda na R. de Santo António, junto ao cemitério.
A sua construção data do Séc. XVI, trata-se de uma edificação de arquitectura religiosa, maneirista. Em redor do local encontramos grandes penedos graníticos.


Capela de Santo Isidoro / Capela de Santo Isidro
Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa a 300 m., na EM 514 para a esquerda para a R. do Mártir; nesta a 100 m. para a esquerda, na R. da Senhora da Saúde; no santuário, por caminho florestal a 1,2 km. no Lug. de Santo Isidro.

A capela de Santo Isidoro (ou Isidro) foi construída no séc. XVII e tipologicamente é de arquitectura religiosa, vernacular.
O edifício está enquadrado em espaço rural, isolado, na vertente de uma montanha. A zona envolvente é de grande interesse paisagístico e arqueológico, tendo, não muito longe, o troço de uma via romana / medieval.


Capela de São Miguel

Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa, a 200m. pela Av. Amadeu Cardoso Ferreira até ao Lugar do Pateo; deste, à direita pela R. Ferreira até ao Lugar do Eirô, virando-se à direita pela rua de São Miguel até bifurcação a 200 m.; nesta, pela esquerda em calçada romana / medieval (coberta por areia e cimento) a 80 m., em adro murado com a antiga calçada que passa à sua esquerda.

Construída no Séc. XVII, a capela de São Miguel é de arquitectura religiosa, maneirista e barroca.
Diz-nos a tradição oral que o nicho do portal albergaria, antigamente, uma imagem em pedra de São Miguel e que esta se terá perdido com as invasões francesas, segundo a tradição oral.


Capela de São Sebastião
Acesso: De Tabuaço para a EM 514; em Longa, a 300 m., na EM 514 para a esquerda para a Rua do Mártir.

A construção da capela, com uma arquitectura caracteristicamente religiosa maneirista, data do séc. XVI mas só no séc. XIX foi construído o púlpito e o coro e, embora seja de culto a S. Sebastião, a partir da década de 30, do séc. XX, tornou-se o local de oração e adoração a Nossa Senhora da Saúde, até à construção da sua capela, em 1930.


Capela da Senhora da Guia
Tal como as restantes freguesias do concelho de Tabuaço, Longa possui uma grande riqueza ambiental, paisagística, histórica e cultural.

É gente cristã. O património religioso remete-nos para vários exemplares, como a Igreja Matriz e a Capela de S. Miguel no fundo do povo, a Capela da Senhora da Saúde no alto, a Capela da Senhora da Guia, a Capela de Santo António ao pé do Cemitério, a Capela de S. Sebastião entre aquela e a Senhora da Saúde, a Capela de Santo Isidro, na encosta distanciada do Muro.

No que concerne à arqueologia, há a referir a Citânia de Longa, o Povoado Calcolítico do Grail, o Povoado da Encosta do Muro e a Mesinha do Redoiro, os vestígios de estruturas alti-medievas do Monte Rei, os diversos troços de vias romanas/medievais que ligam a povoação à Citânia, à Granja do Tedo, a Arcos e a Nagosa, um Lagar medieval no Talefre, a Anta (ou Dólmen) do Alto da Quinta, diversas fossetes nos lugares da Lapinha e de Santo Isidoro, algumas Sistas no lugar do Castelo, um fragmento de sarcófago medieval que terá sido aproveitado na edificação de uma casa no Largo do Eirô, e o Menir da Chã, recentemente descoberto e com classificação em estudo, que deverá ser o segundo maior menir de Portugal.