Quarta-feira, 18 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Gastronomia
Gastronomia

A gastronomia do Concelho de Tabuaço está intimamente ligada ao modo de vida dos nossos antepassados. Em casa de agricultores e lavradores, não havia loja que não criasse o porco, o cabrito, que se havia de imolar chegada a Páscoa, ou o cordeiro. Depois, em tempo de matança do porco, não havia lareira que não secasse o fumeiro. Em caixas de madeira, cheias de sal grosso, curavam-se os presuntos e outras carnes gordas que estas tinham como objectivo dar sabor a sopas feitas em potes de ferro e rechear fartamente bolas cozidas em fornos de lenha.

Tabuaço oferece uma gastronomia de saberes e sabores tradicionais, cuja principal especialidade é o afamado cabrito recheado com arroz de forno, mas há também um óptimo presunto e uma deliciosa bola de carne e peixinhos do rio em molho de escabeche. São também muito apreciados os doces de castanhas e o Bolo-Rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país.

Terra de bom vinho mas também de excelentes azeites, os folares têm também aqui uma forte tradição. E se falamos em tradição, não esqueçamos a riquíssima herança deixada pelos monges de Cister no que toca a doces conventuais, ainda hoje muito presentes nas mesas em dias de festa.
Tabuaço, rico em história e tradições, rodeado por uma natureza que nos sorri, tem a arte de bem receber, seja amigos, família ou os visitantes que por estas terras se queiram aventurar!

Venha conhecer Tabuaço e os seus sabores!

Bolo-rei de Tabuaço
Cabrito assado com arroz de forno
Carne de porco
Fritada de Anho
Javali
Arroz de cabidela
Peixinhos do rio em molho de escabeche
Presunto e fumeiro local (moiras, moiros, alheiras, chouriças, salpicões)
Bola de carne
Bola doce
Folar de azeite
Folar Doce
Pão-de-ló
Matrafões
Aletria
Pudim de Ovos
Tarecos
Rebuçados de ovos
Doces de castanhas
Sopa de castanhas
Vinhos de mesa
Vinho fino
Jeropiga