Sexta-feira, 23 Junho 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
Octávio de Carvalho Cruz

Octávio de Carvalho Cruz – primeiro Presidente da Direcção do Núcleo Regional do Concelho de Tabuaço em Lisboa

Filho de Manuel Vicente da Cruz e de Luciana Josefina de Carvalho Cruz, nasceu na freguesia de Longa a 11 de Julho de 1917. Concluída a instrução primária na sua terra natal, Octávio de Carvalho Cruz prosseguiu os estudos em Coimbra e no Porto, licenciando-se, em 1938, em Ciências Económicas e Financeiras na Universidade Técnica de Lisboa.

Durante a sua carreira profissional, com larga folha de serviços, o Dr. Octávio de Carvalho ocupou os seguintes cargos superiores: na qualidade de quadro do secretariado técnico da Presidência do Conselho, integrou a delegação portuguesa à OCDE em Paris (1965) para discussão da assistência financeira a conceder aos países subdesenvolvidos; director dos Serviços de Integração Económica Nacional; secretário da secção de política económica do Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos; vogal do Concelho de Direcção do Fundo Monetário da Zona do Escudo; vogal, em representação da Secretaria de Estado do Plano, da Comissão Interministerial de Financiamento aos Retornados das ex-Colónias; e foi ainda secretário-geral da Assembleia da República, entre Março de 1980 a Junho de 1983, em cuja categoria se aposentou. Nessa qualidade foi membro da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos, órgão consultor da União Inter-Parlamentar (integrando os Parlamentos de todo o mundo).

Exerceu ainda vários cargos superiores nas ex-colónias de Angola e Moçambique.
Deixou vária colaboração escrita, de índole económica, em vários jornais e revistas de Angola, e de Portugal. Foi agraciado pelos respectivos Presidentes da Republica e com os graus de Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, do Brasil (1982).

Da sua extensa e exemplar folha de serviços constam diversos louvores públicos como do governador-geral de Angola (1961), do ministro da Administração Interna, (1979) e do presidente da Assembleia da Republica (1981 e 1983).
O Dr. Octávio Cruz foi ainda o primeiro presidente da Direcção do Núcleo Regional do Concelho de Tabuaço em Lisboa.