Segunda-feira, 23 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
Manuel José de Almeida

Manuel José de Almeida – Major

Nasceu em Santa Leocádia a 2 de Abril de 1933. Aqui fez a instrução primária, indo depois trabalhar para a cidade do Porto garantir a subsistência, já que era tempo de guerra, a família numerosa e parcos os recursos.

Em 1954 foi chamado a cumprir serviço militar obrigatório, entrando na Arma de Engenharia, em Lisboa, como soldado-recruta.
Promovido a 1.º cabo em 1955, embarcou para a Índia Portuguesa em comissão de serviço, donde regressou com divisas de furriel.
Voltou novamente à Índia, de 58 a 60, mas já como 2.º Sargento.
Mobilizado para S. Tomé e Príncipe de 64/66, partiu para Angola em 1968 como 1.º Sargento, donde regressou em 1971.
Frequentou o instituto Superior Militar de Águeda até 1973, com elevada classificação no curso.
Subiu depois os degraus da hierarquia militar: Sargento-Ajudante, Alferes, Tenente, Capitão, até chegar ao primeiro posto de Oficial Superior do Exército – Major, passando à reserva voluntariamente em 1985, "para não impedir a promoção a quatro colegas que atingiram o limite de idade".
Possuidor de vários louvores, obteve ainda as medalhas de ouro de comportamento exemplar e de mérito militar.

Constituiu família em 1961 e é pai de três filhos.

"Como nasci a trabalhar e nunca tive brinquedos – diz-nos o Major Almeida – aproveitava as horas para estudar". Assim, fez o 1.º ciclo na Índia, o 2.º (antigo 5.º ano) em S. Tomé, o 3.º (antigo 7.º ano dos Liceus) em Lisboa com a classificação de 15 valores e frequentou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Voltou ao sossego de Santa Leocádia, onde actualmente vive.