Segunda-feira, 23 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
José Augusto Coelho

José Augusto Coelho – Pedagogo

Pouco se sabe da biografia deste ilustre pedagogo que nasceu em Sendim no ano de 1861. É apontado como "notável professor e pedagogista português", autor do livro "Princípios de Pedagogia" que representa o começo e as bases da sistematização da ciência pedagógica do nosso País.

Professor de Ensino Primário, estudioso e intelectual de grande envergadura, foi professor das Escolas Normais do Porto e de Lisboa e Vogal do Conselho Superior da Instrução Pública.
Foi o pioneiro da escola moderna não só por prodigiosa intuição, mas também graças à superior cultura científica e filosófica de que foi possuidor.
Colaborou em vários jornais e revistas.
Para além da obra monumental já citada, que teve grande impacto nos meios do Ensino Oficial, publicou ainda "Organização Geral do Ensino", "A Reforma do Ensino Primário", "Elementos e Manual Prático de Pedagogia", "Evolução das Sociedades Ibéricas", "Teoria da História" e outras.

Morreu no Porto em 1927 e um grupo de alunos e admiradores do Prof. Coelho fez uma campanha para angariação de fundos, destinada a erigir um monumento em memória de tão insigne mestre que honra Tabuaço e a aldeia onde nasceu.