Segunda-feira, 23 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Figuras Ilustres
Francisco José Cardoso Júnior

Francisco José Cardoso Júnior – Professor do Ensino Primário, Escritor e Publicista

Professor do Ensino Primário, escritor e publicista, embora nascido em Santa Marinha (V.N. de Gaia) a 14 de Junho de 1884, foi de Carrazedo, freguesia de Pinheiros, por raiz paterna. O pai, Francisco José Cardoso, nascido e criado em Carrazedo, foi também professor primário e criou numerosa prole.

Não se percebendo bem porquê, o pai não queria que o filho estudasse e nem sequer fizesse a 4.ª classe. O pequeno Francisco estudou às escondidas e, na altura própria, a Sr.ª Maximina insistiu para que o pai levasse o filho a Tabuaço fazer a 4.ª classe, pois estava preparado. E assim foi, manifestando desde criança grandes dotes de inteligência, e, mais tarde, homem de grande cultura.

Diplomado pela Escola Normal do Porto da qual chegou a ser director, foi nomeado vogal do conselho Superior de Instrução Pública, da comissão da Reforma do Ensino Primário e Normal, membro do júri dos exames de Estado, das comissões de Gramática e Dicionário da Academia das Ciências e para outras funções ligadas ao ensino, tendo realizado conferências sobre temas pedagógicos (que o apaixonavam) em vários pontos do país.
Demitido de director da Escola Normal do Porto, depois do movimento de 28 de Maio de 1926, por causa das suas convicções políticas contrárias ao regime, contra o qual corajosamente se opôs, sobreviveu com emprego de recurso na Livraria Bertrand e de alguns artigos que, entretanto, ia publicando. Colaborou no Jornal "O Primeiro de Janeiro", onde dirigiu, durante bastante tempo, a rubrica “Como falar… Como escrever” e foi colaborador ilustre da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

O ilustre professor do Ensino Primário e pedagogo emérito deixou vários livros, com os seguintes títulos: “Noções de História”, “Gramática prática da Língua Portuguesa”, “História da Educação”, “Pedagogia Artística”, “Aventuras de D. Quixote Contadas às crianças”, “Noções de História de Portugal” (em colaboração com o professor catedrático e historiador Damião Peres) e ainda mais títulos.